200 mil pessoas são esperadas durante a Caminhada Penitencial

0
21

Após três anos suspensa devido a pandemia, a Caminhada Penitencial, organizada pela Arquidiocese de Salvador, voltará a acontecer. O evento, que faz parte do calendário da capital baiana, costuma reunir cerca de 200 mil pessoas, sempre no terceiro domingo da Quaresma – este ano, 12 de março, com início em diferentes regiões da Cidade Baixa, culminando com a chegada à Colina Sagrada.

Para quem estiver no bairro do Comércio, a programação terá início na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, com a recitação do Terço, às 6h, seguida da Santa Missa, às 6h30, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Em outro ponto da cidade, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, onde a Caminhada teve início há quase 40 anos, a recitação do Terço acontecerá às 6h30 e a Santa Missa às 7h. Já aqueles que estiverem na Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares) recitarão o Terço às 7h e participarão da Santa Missa às 7h30.

Logo após as Celebrações Eucarísticas no Comércio e no Lobato, os fiéis sairão em caminhada conduzindo duas cruzes pelas ruas da Cidade Baixa. Ao chegarem no Largo dos Mares, se encontrarão e, juntos, seguirão até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, percorrendo (para aqueles que tiverem saído do Comércio) cerca de 8km, a pé. Todo o trajeto será conduzido por padres, em cinco trios elétricos.

De acordo com o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Eventos (CAREV) e da Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL), cônego Manoel da Paixão, a expectativa é que haja uma boa participação dos católicos. “Nós esperamos uma boa participação dos católicos da Arquidiocese, afinal de contas nós já estamos há dois anos sem a realização da Caminhada Penitencial. Além disso, a expectativa é que todos que vão participar dessa caminhada tenham o objetivo da conversão e da renovação, pois não podemos esquecer que a Quaresma é um tempo que nos prepara para a Páscoa. Então, existe um sentido pelo qual nós realizamos essa caminhada. Por outro lado, como já estamos há dois anos sem nos encontrarmos, que esse reencontro seja também o momento para o fortalecimento do nosso ser Igreja. Depois da fase pior da pandemia, as paróquias já retomaram, mas a Arquidiocese ainda não realizou nenhum grande evento. Que seja esse momento para fortalecer o nosso laço cristão; que essa caminhada seja, de fato, esse momento de fortalecimento na nossa fé e na nossa comunhão como Igreja”, disse.

Gesto concreto

A Arquidiocese de Salvador faz um pedido para os fiéis que irão participar da Caminhada Penitencial: a doação de alimentos não perecíveis, que este ano é gesto concreto, também, da Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e Fome”. Para isso, quatro caminhões do Exército estarão em pontos estratégicos: próximo à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Largo dos Mares, no Largo de Roma e na Baixa do Bonfim.

Realizada há mais de 30 anos, a Caminhada Penitencial reúne cerca de 200 mil pessoas em uma demonstração de fé e de penitência neste tempo forte da Quaresma. Inúmeros fiéis aproveitam a oportunidade para realizar algum sacrifício como, por exemplo, completar os 8 km descalços. Os jovens também são presença viva durante a Caminhada Penitencial, que com faixas e cartazes, cantam, louvam e rezam.

Na Ilha

Os fiéis que moram na região das Ilhas também participarão da Caminhada Penitencial. Às 8h30 terá início a Missa, presidida pelo bispo auxiliar Dom Dorival Barreto, na Praça da Gameleira. Logo após a Celebração Eucarística, acontecerá a caminhada até a Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Mar Grande – Vera Cruz), encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.