O Vitória encerrou de forma melancólica a sua temporada 2021, perdeu para o Vila Nova e foi rebaixado para a terceira divisão do campeonato brasileiro .
O rubro-negro baiano está atravessando a pior fase ao longo de sua gloriosa história de 122 anos, uma guerra política que parece não ter fim, sucessivas administrações desastrosas, que culminaram com a montagem de um time medíocre para disputar essa edição da série B.
Com o grande responsável por essa tragédia, o presidente Paulo Carneiro, afastado pelo Conselho deliberativo, o conselheiro Fábio Mota fez de tudo para reagir, mas já era tarde demais, e o rebaixamento, anunciado, aconteceu nesse domingo.
Assim como aconteceu em 2005, o Leão da Barra vai precisar se reinventar a partir de 2022, colocando pedra sobre pedra, e só buscando a união de todos os rubro-negros conseguirá se reerguer.
Sobre o jogo, muito pouco a declarar, o que se viu foi um time limitado, tentando chegar ao gol adversário, sem nenhuma organização e pouco contundente. Logo cedo, o Londrina, adversário na luta pela degola, fez 2X0, o que esmureceu, ainda mais, o 11 rubro-negro. Tido por muitos como o pior time dos últimos 50 anos, o Vitória tentava chegar ao gol adversário, mas esbarrava na total falta de qualidade de seus atletas. No final, para aumentar o sofrimento , aconteceu o gol do Vila, num chute forte de fora da área, vergonha.
O destaque da partida veio das arquibancadas, 6000 apaixonados e sofridos torcedores, cantavam e tentavam empurrar o time do coração.
A missão é difícil, mas só a união de todos os rubro-negros fará o Esporte Clube Vitória forte de novo.
Por Jorginho Sampaio