A região do Aquidabã, ponto que já funcionou como terminal rodoviário na cidade e que faz ligação entre Nazaré, Sete Portas, Comércio e Barroquinha, será beneficiada com uma ampla requalificação urbana promovida pela Prefeitura. A ordem de serviço para o início da construção de uma ampla praça no local foi assinada pelo prefeito Bruno Reis, nesta terça-feira (8), buscando devolver à cidade mais um espaço público que estava abandonado.
O chefe do Executivo municipal ressaltou a importância da obra, dentro do esforço municipal para a revitalização do Centro Histórico da cidade. “Hoje está sendo iniciada mais uma grande obra para qualificar esta área da cidade. Aqui terá quadra esportiva, parque infantil, equipamentos de ginástica, e o mais importante: a garantia da manutenção dos quiosques para que os trabalhadores continuem garantindo sua renda. Os quiosques antigos serão melhorados e o terminal atrairá mais visitantes, como parte da estratégia de retomada econômica do município, garantindo mais emprego e renda para esta região”.
A iniciativa terá investimento de R$4 milhões, com recursos próprios da Prefeitura, e prazo de dez meses para conclusão. Com a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a obra abrangerá área de mais de 5 mil m² e o projeto, desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), proporcionará uma verdadeira repaginada na região, incentivando a ocupação de toda essa área que vinha sofrendo com degradação na infraestrutura e consequente falta de segurança.
Intervenções – Os serviços incluirão a retirada da cobertura existente, dando mais luminosidade ao ambiente, requalificação asfáltica das ruas do entorno, pavimentação e passeios com rampas de acessibilidade, assim como melhorias no sistema de drenagem das águas pluviais. Também será implantado um estacionamento em paralelepípedo, e novos atrativos de esporte e lazer passarão a fazer parte do cenário. Está prevista a construção de uma quadra de esportes, parque infantil e equipamentos de ginástica ao ar livre.
Responsável pelo projeto, a presidente da FMLF, Tânia Scofield destacou as melhorias que serão implementadas no novo Terminal do Aquidabã. “Este é mais um projeto inovador na região do Centro Histórico de Salvador, mais um incentivo à dinamização da região. De um grande terminal, o local virou um ponto de ônibus isolado e, em consenso com os comerciantes, decidimos manter os comércios, mas garantir opções de lazer, estacionamento, tudo que ajudasse a dinamizar as ações que são empreendidas por aqui”.
A lista de intervenções envolve, ainda, construções de quiosques para vendedores que atuam no local e de um módulo da Polícia Militar. Toda a iluminação pública será em LED, tecnologia mais econômica e eficiente. A praça terá um inédito paisagismo com plantio de gramado e árvores, bancos e pontos de ônibus com abrigos.
Expectativa – Permissionária no local, a boleira Joelma Araújo, 39 anos, crê que os negócios irão prosperar no novo terminal. “A situação agora é precária, com mosquitos, sujeira e sem condições de trabalho, principalmente à noite, quando surge também a insegurança. Com a reforma deve melhorar para todo mundo”.