O estado da Bahia é um dos finalistas do Prêmio Design Jovens Talentos – pioneiro concurso mobiliário com foco em estudantes e recém formados. O projeto “poltrona Bahia” é de uma ex-aluna da Universidade Salvador, Isabela de Sá Fernandes. Ela concorre com mais sete pessoas de outros cinco estados na categoria recém formados.
Com o tema bem-estar, a ideia é reforçar o conforto, funcionalidade, saúde e estética agradável, que ganharam força nos últimos tempos em que as pessoas ficaram mais em casa e vão muito além do relaxamento ou de um “luxo”.
Os 18 finalistas – das categorias estudantes e recém formados -tiveram acesso a uma semana de imersão. Foram quatro dias com palestras, bate papos e mentorias para que os participantes pudessem aprimorar os respectivos projetos. “O que me chamou atenção nos projetos foi a busca de uma identidade brasileira, materiais acessíveis e naturais, desenhos limpos e praticidade”, afirma José Nunes da Silva Alves, professor e orientador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade do Oeste de Santa Catarina, que esteve na imersão.
Também fez parte da semana, Érica Neves, professora doutora de Design e Arquitetura, da UNESP, de Bauru. “A análise subjetiva acerca do que é o bem-estar foi uma das protagonistas do que foi apresentado. Sobre um tema tão multidimensional, de fato a diversidade de interpretações iria acontecer. E realmente aconteceu. Foi incrível ver as perspectivas dos candidatos sobre o que é bem-estar e como esse conceito tão amplo pode ser fundido à criação de um produto. Quando inseridos na área do Design, a busca de soluções é influenciada por diversos fatores que norteiam as diretrizes de projeto, o que desafia o profissional. Ver esses candidatos lidarem com essa complexidade foi enriquecedora e apaixonante”, conta.
Os projetos vencedores serão anunciados no dia 10 de novembro na cerimônia de premiação, que acontecerá em São Paulo, mas com transmissão ao vivo. No dia seguinte, 11 de novembro, dará início à exposição gratuita, na Unibes Cultural, com os protótipos ganhadores. “Este prêmio dá visibilidade, mostra que boas ideias sempre têm seu lugar ao sol. A busca constante pela pesquisa, vontade de fazer o diferente não cessa. O melhor sempre está por vir”, ressalta o professor.
A 15ª edição do Prêmio Design Jovens Talentos tem a realização da Unibes Cultural, patrocínio da TOK&STOK e apoio da Atlas Cerâmica.
Prêmio Design Jovens Talentos – O Prêmio Design Jovens Talentos, na 15ª edição, contribui com a formação dos jovens designers brasileiros, aproxima-os do mercado de trabalho e promove a habilidade individual para o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica brasileira. Para isso, a proposta é uma parceria atuante com as universidades, para que insiram o tema anual do concurso na disciplina de projeto de produto dos cursos de Design de Produto, Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia Moveleira de nível superior. O resultado é conferido em uma expressiva exposição dos projetos vencedores. Desde o ano passado o prêmio é organizado pela Unibes Cultural e premia em duas categorias: estudantes e jovens profissionais.