CCZ promove inspeções contra a dengue em locais de votação

0
24

O Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) de Salvador vai promover uma série de inspeções, em 340 locais de votação da capital baiana, trabalhando de forma preventiva, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. A ação acontecerá entre os dias 19 e 28 de setembro, englobando todos os estabelecimentos listados como locais de votação, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA)

 

De acordo com a subgerente de arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães, a inspeção tem como objetivo garantir que não há criadouro, ou qualquer possibilidade de risco aos eleitores. “Quando estão previstas aglomerações de pessoas em Salvador, os agentes são encaminhados para inspecionar e ver se tem foco. Neste caso, estamos fazendo essa vistoria 15 dias antes”.

 

Segundo a subgerente, a ação acontece em todos os 12 distritos sanitários do município, englobando aproximadamente 1,4 mil agentes de endemias da capital. “A importância é a vigilância e a prevenção. Caso haja foco no local, é feito um tratamento prévio para evitar a proliferação e erradicar o criadouro”.

 

Ela lembrou que essa vistoria faz parte do Projeto Pré-Verão do CCZ. Segundo Cristina, o trabalho prévio é realizado durante a primavera, já que no verão há uma probabilidade de aumento da infestação.

 

Denúncia – O CCZ reforça ainda os cuidados que devem ser tomados pela sociedade civil de combate à proliferação do mosquito, como a eliminação de água parada e limpeza de áreas abertas. Os focos de Aedes aegypti podem ser denunciados através do Fala Salvador, no número 156 ou site www. falasalvador. ba. gov. br .