Guarda Civil Municipal se forma no estágio de Condutores de Cães de Guerra

0
21

A Guarda Civil Municipal (GCM) esteve presente no Estágio de Condutores de Cães de Guerra, capacitação realizada no 6º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), localizado no Imbuí. A formação, concluída no último dia 27, tem carga horária de 170 horas e contemplou agentes de diversas forças da segurança pública.

A programação contou com aulas de detecção de entorpecentes, guarda e proteção, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em Cães, dentre outros conteúdos desta matriz curricular. De acordo com a comandante do Grupo de Operações com Cães (GOC/GCM), Carolina Santana, que também é especialista em cinotecnia policial, a capacitação é destinada para os operadores que atuam com cães de polícia e agrega conhecimentos fundamentais, sobretudo na área de adestramento.

“Atuamos constantemente na detecção de entorpecentes e patrulhamento preventivo, situações nas quais o cão policial é o nosso quarto agente ou agente K9, como chamamos no jargão. Os cães de polícia são muito úteis para a imobilização sem uso de arma de fogo”, declara.

A agente destaca que os cães também são importantes nas sessões de cinoterapia, realizadas pela GCM em abrigos, hospitais e escolas. “São momentos especialmente importantes para autistas, por exemplo, pois já ficou comprovado que eles interagem melhor com cães do que com seres humanos”, pontua Carolina.

O GOC opera atualmente com 15 agentes e cinco cães, tendo realizado 38 atendimentos com cães policiais na busca de entorpecentes apenas em 2022.