300 crianças participam de ação natalina promovida pela Obra Lumen

0
27

Com o objetivo de oferecer a 300 crianças carentes a oportunidade de um dia repleto de
atividades lúdicas, bem como de intensa evangelização centrada na figura do Menino Jesus e na vivência do amor, a Obra Lumen de Evangelização realiza mais uma edição do Natal Lumen. A atividade acontecerá neste sábado, dia 3 de dezembro, das 9h às 16h, no Colégio Antônio Vieira (Garcia).

Além das brincadeiras que prometem animar o evento, as crianças, previamente
cadastradas, que fazem parte de duas instituições e de duas paróquias (Creche Escola Nossa Senhora das Graças, Escola Comunitária São Miguel, Paróquia São João Batista e Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II) receberão, ao final do dia, um brinquedo novo, uma cesta básica e um kit de higiene pessoal, tudo custeado por “padrinhos”, que são pessoas que realizam a doação.

Natal Lumen
Embora esta seja a 7ª edição em Salvador, o Natal Lumen já acontece há mais de 20 anos
na cidade de Fortaleza, Ceará. Inicialmente apenas 25 famílias eram atendidas pelos membros do projeto, que se dirigiam para um viaduto de uma região da periferia da capital cearense para encontrar pessoas em situação de rua. Com o passar do tempo o projeto foi crescendo e atualmente contempla crianças em nove cidades do Brasil. Como fruto desta ação realizada no período natalino nasceu, em Salvador, o projeto “Alegrai-vos”, que foi suspenso devido à pandemia, mas que tinha como finalidade levar alegria para pessoas internadas em hospitais da capital baiana.

O Natal Lumen, apesar de ser uma empreitada pontual, não constitui mais um simples evento de Natal, como tantos outros que são realizados nesta época do ano, não possuindo caráter meramente assistencialista. O maior objetivo é lançar sementes de solidariedade na sociedade e buscar conscientizar os voluntários que nele se envolvem, a partir do contato destes com a realidade daqueles que passam por necessidades materiais e emocionais.

Obra Lumen em Salvador
Na capital baiana, a Obra Lumen de Evangelização desenvolve uma importante missão.
Atualmente a comunidade conta com duas casas de acolhimentos, sendo uma masculina – Casa

Santa Dulce dos Pobres – e uma feminina – Casa Santa Teresinha, localizadas nos bairros
Federação e Vasco da Gama, respectivamente. Estes espaços têm como objetivo oferecer
acolhimento para homens e mulheres (e crianças, filhas destas mulheres) em situação de rua e de vulnerabilidade social.

O período de acolhimento em Salvador dura três meses e as pessoas acolhidas recebem
apoio estrutural, humano e, especialmente, espiritual. Após este período, os acolhidos (adultos) são convidados a irem a Fortaleza, sede da Obra Lumen, onde poderão passar nove meses no processo de ressocialização através da formação humana e dos cursos profissionalizantes promovidos pela comunidade.