Segundo dia do Festival Virada Salvador tem redução de 41% nos atendimentos e procedimentos de saúde

0
17

O clima de festa e tranquilidade continua na Arena Daniela Mercury durante o Festival Virada Salvador. No segundo dia do evento, nesta quinta-feira (29), houve redução de 41% nos atendimentos e procedimentos de saúde em relação ao primeiro dia do Festival e uma queda 35% comparado à última edição da festa antes da pandemia, realizada em 2019. Do total de casos registrados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais de 90% foram sem gravidade.

Assim como na última quarta-feira (28), quando o Festival foi oficialmente aberto, não houve registro de acidentes nem de congestionamentos no entorno da Arena Daniela Mercury. Já a operação do transporte público continua funcionando de forma plena, com cerca de 50 veículos e 9 linhas que trabalham 24 horas. Também não houve registros de afogamentos.

Os atendimentos e procedimentos relacionados à Saúde tiveram redução no segundo dia do Festival. Nesta quinta-feira (29), foram registrados 65 casos, sendo 57 atendimentos e 8 procedimentos realizados. Entre os atendimentos, 91% (52 registros) foram de casos clínicos, ou seja, sem gravidade. O número representa uma queda de 41,4% em relação ao primeiro dia do evento, quando foram contabilizados 111 registros de atendimentos e procedimentos.

Em relação ao dia 29 de dezembro de 2019 (ano do último Festival Virada antes da pandemia), a redução foi ainda maior. Naquele ano, foram contabilizados 137 registros de atendimentos e procedimentos, o que equivale a uma diminuição de 52% em relação ao segundo dia do evento em 2022. No acumulado dos dois dias, os dados da saúde tiveram queda de 35% comparado a 2019 – foram 271 registros no último Festival contra 176 em 2022.

Assim como no primeiro dia da festa, a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) não registrou acidentes nem mesmo pontos de congestionamento no entorno da Arena Daniela Mercury nesta quinta-feira (29). A Transalvador contabilizou nove notificações, além de um veículo removido ao pátio da autarquia por estacionamento irregular.

Nesta segunda noite de Festival, mais de 200 condutores estacionaram seus veículos em vagas de Zona Azul. Durante a blitz da Operação Respeite a Vida realizada nesta quinta-feira (29), foram abordados 111 condutores. Destes, 17 se recusaram a fazer o teste do bafômetro e foram notificados. Outros seis foram autuados por terem desrespeitado algum dispositivo da Lei Seca. Ao final da operação, dois veículos foram removidos ao pátio da autarquia e uma CNH foi recolhida.

A segunda noite do Festival Virada Salvador ocorreu de forma tranquila para os usuários do transporte público. Cerca de 50 veículos de frota reguladora deram apoio à operação durante toda a noite, dando atendimento a mais de 20 mil usuários. Nove linhas estão operando 24 horas, além de 3 linhas especiais que saem das estações de transbordo de Pirajá, Acesso Norte e Mussurunga.

Quase 800 veículos, entre táxis e mototáxis, também deram atendimento ao público do evento, transportando mais de 2 mil pessoas na segunda noite de Festival.

Semop – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atuou na segunda noite do festival mantendo ordenamento dos vendedores ambulantes dentro e fora da arena. São 230 colaboradores que estão prestando apoio. Foram realizadas 178 orientações e 386 abordagens informando os vendedores para que estejam em local seguro e apropriado.

Nas últimas 24 horas a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) não registrou afogamentos. No segundo dia de festa, foram 210 ações preventivas na areia da praia, informando sobre os riscos de adentrar ao mar após consumo de bebidas alcoólicas. Três pessoas com sinais de embriaguez foram encaminhadas ao Samu para atendimento.

No segundo dia do evento, foram coletadas 1,29 toneladas de materiais recicláveis através das Centrais de Apoio ao Catador. A Limpurb ainda contabilizou a coleta de 0,51 toneladas no camarote. No acumulado dos dois dias, foram 2,39 toneladas coletadas.

Mulheres e crianças – A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) acolheu, no segundo dia do evento, 67 crianças no Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC). No Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM) foram 38 mulheres atendidas. A pasta registrou 4 casos de violência contra a mulher nesta quinta-feira (29), sendo 1 de violência física, 2 de assédio e importunação sexual e 1 de violência moral e importunação sexual.

Social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) registrou uum aumento das abordagens de combate ao trabalho infantil na Arena Daniela Mercury realizadas no segundo dia do Festival Virada Salvador. Neste segundo dia do evento, a pasta realizou 255 atendimentos, contra 121 casos na última quarta-feira (28). Desse total, foram 133 abordagens, 47 cadastros realizados e 26 crianças ou adolescentes em trabalho infantil. No entorno da arena, foram 174 atendimentos realizados.

Ouvidoria – A Ouvidoria do Município registrou 107 demandas no segundo dia do Festival. A maior parte delas (41,1%) foi relacionada a pedidos de informação e orientação, principalmente sobre localização de banheiros, localização da saída da Arena, acesso ao camarote e localização das lixeiras. Os elogios foram 32,7% dos registros, em especial sobre a organização do evento. No acumulado dos dois dias, foram contabilizados 203 registros, sendo 97,5% da equipe de campo e 2,5% através do 156.

Sedur – No dia 29, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 140 vistorias e promoveu 32 apreensões de publicidades irregulares (860 panfletos apreendidos). A pasta ainda fez 5 desativações de atividades irregulares e 124 orientações.