Feira da Agricultura Familiar acontece quinzenalmente no CAB, em Salvador

0
24

Queijos, geleias, chocolates e outros itens produzidos por pequenos produtores baianos, foram destaques na Feira da Agricultura Familiar promovida, nesta terça-feira (31), pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf). A comercialização acontece, até as 14h, no estacionamento da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Ao todo, 15 cooperativas da agricultura familiar de várias regiões da Bahia participam da Feira disponibilizando os produtos, que são resultado do investimento de cerca de R$ 4 bilhões que o Governo do Estado fez no seguimento nos últimos anos. “A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), através do programa Bahia Produtiva, apoia diversas associações e cooperativas a produzir mais e com melhor qualidade. Temos o projeto de tornar essas Feiras mais frequentes para dar maior vazão à comercialização, ajudando a gerar renda”, explica Vinícios Videira, Superintendente da Suaf.

A princípio, a Feira tem realização quinzenal no estacionamento da Seagri. Num segundo momento, será expandida também para o estacionamento da SDR e também da Secretaria Estadual da Educação (SEC). O objetivo é abarcar empreendimentos da agricultura familiar de diferentes Territórios de Identidade e aproximar o consumidor do agricultor, além de divulgar as marcas.

Novidades

O evento tem como destaque itens únicos como a cerveja de mel de cacau, cerveja de mandioca, pão de queijo, as tradicionais pastas de castanha de caju, cervejas de cacau, licuri, umbu e maracujá da Caatinga, chocolates de origem e cafés. São produtos que carregam as histórias de famílias que trabalham para alimentar os baianos com saúde e respeito ao meio ambiente.

Entre os destaques estão os queijos de cabra produzidos pela Capril Kadosh Laticínios, que produz com leite de 12 municípios da região de Camaçari. “Nossa produção acaba movimentando a vida desses produtores, elevando a renda e dando mais qualidade de vida às suas famílias. É importante que esses produtores tenham esse estimulo”, explicou a representante da empresa, Cátia Souza.