Projeto Salvador Social investe na capacitação de auditores e gestores do TCM e CGM

0
28
Um curso de pós-graduação em auditoria financeira ministrado pela Universidade de Brasilia (UNB) será iniciado na próxima sexta-feira (7) por 40 servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM) e da Controladoria Geral do Município (CGM). O objetivo é capacitar servidores para aprimorar o controle externo e interno, que integra o componente de fortalecimento institucional previsto no Projeto Salvador Social, com recursos destinados a fortalecer estes órgãos de fiscalização previstos no contrato de financiamento celebrado com o Banco Mundial.
Trata-se de curso de natureza e oportunidade singulares, que propiciará conhecimentos relevantes e contextualizados às rotinas funcionais, bem como intercâmbios de experiências no âmbito do TCM e CGM, essenciais ao desenvolvimento e aprimoramento dos métodos e práticas profissionais dos órgãos de controle. “O TCM é responsável pela auditoria externa dos principais projetos de financiamento internacionais contratados pela Prefeitura de Salvador, com capacidade técnica devidamente atestada pelo Banco Mundial”, afirma prefeito Bruno Reis, ao destacar a importância desta cooperação, que tem contribuindo para o aperfeiçoamento das auditorias, fundamentais para boa aplicação dos recursos dos recursos públicos, também em outros projetos como o Mané Dendê e o Prodetur.
“A evolução do conhecimento na área e os novos modelos de auditoria de resultados demandam o desenvolvimento de competências para a gestão eficaz, transparente e compartilhada das políticas públicas. Este aspecto é fundamental no acompanhamento de projetos com organismos multilaterais, como o Salvador Social”, explica o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira.
O projeto proporcionará uma formação que beneficiará, de forma integrada, o controle sobre as contas públicas. A abrangência temática proposta, o elenco de disciplinas ofertadas e expertise de seus professores,  a notoriedade da UNB, enquanto instituição pública vocacionada ao ensino e à pesquisa científica avançada indicam as credenciais do curso e a vantajosidade da contratação, com vistas à qualificação ainda maior das atividades de controle interno e externo, em favor dos cidadãos residentes no município de Salvador. O Contrato celebrado entre o município de Salvador e a UNB tem aporte de R$680 mil,  com duração de 18 meses.
A qualificação proposta visa fornecer aos servidores de Tribunais de Contas e da CGM conhecimentos e habilidades que lhes permitam formar uma opinião sobre as demonstrações financeiras auditadas com nível de segurança necessário.

O projeto Salvador Social tem melhorado a qualidade da prestação de serviço, com foco na educação da primeira infância e ensino fundamental, na ampliação dos serviços de saúde básicos e na cobertura dos programas de assistência social. Coordenado pela Casa Civil, com o apoio da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), as ações do Salvador Social são desenvolvidas pelas secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Saúde (SMS) e Educação (Smed).