Novembro Azul evidencia cuidados com a saúde do homem

0
20
healthcare, profession, people and medicine concept - close up of male doctor hand holding sky blue prostate cancer awareness ribbon over blue background

Com destaque para a prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul também enfatiza a necessidade de acompanhamento médico periódico com o objetivo de identificar doenças e outros problemas de saúde de maneira precoce nos homens.

De acordo com levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) junto ao Ministério da Saúde, as mulheres vão ao médico com maior frequência que os homens. Apenas no primeiro semestre de 2022, foram 1,2 milhão de consultas de pacientes mulheres por ginecologistas, por outro lado, somente 200 mil foram consultas de homens para urologistas. O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. A maior incidência ocorre a partir dos 50 anos.

De acordo com o urologista João Estrela, na fase inicial, o câncer de próstata não manifesta sintomas aparentes. Contudo, quando os sinais surgem, podem incluir:

  • Dor ao para urinar;

  • Necessidade de urinar com maior frequência durante o dia ou à noite;

  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;

  • Dor na região pélvica, nas costas ou nos quadris;

  • Disfunção erétil;

  • Dor durante a ejaculação;

  • Em casos raros, dor óssea.

“A dosagem do antígeno prostático específico (PSA) e o toque retal, além da biópsia da próstata nos casos necessários, são fundamentais para diagnosticar a doença, sendo considerados alguns dos testes essenciais para a saúde masculina”, explica João Estrela.

 

O tratamento da doença varia conforme o estágio da doença e as particularidades de cada paciente. O Itaigara Memorial possui uma equipe completa de urologistas que realizam, desde consultas clínicas e exames até cirurgias no Itaigara Memorial Hospital Dia. Não adie o cuidado com a sua saúde e mantenha seus exames preventivos em dia de novembro a novembro.