Fim de ano: grupo viabiliza oportunidade de trabalho para jovens em lojas de shoppings

0
26

Com a proximidade de datas importantes do varejo como Black Friday e Natal, período em que o aumento do fluxo geralmente exige dos lojistas a ampliação do seu quadro de funcionários, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM, vertente social do Salvador Norte e do Salvador Shopping, vem trabalhando na empregabilidade de jovens moradores dos bairros do entorno dos dois centros de compras, através de cursos para capacitação de escolaridade e profissional. De janeiro a outubro, o IJCPM viabilizou a inserção de 288 jovens em lojas dos shoppings e outras empresas.

Entre eles, Vinicius Celestino (foto), 23 anos, que desde 17/10, conseguiu uma vaga de trainee na First Class, loja do Salvador Norte. “Eu estava há seis meses sem trabalho e após concluir o curso de rotinas administrativas do IJCPM, em parceria com Senac, estou atuando na parte administrativa da loja e tem sido muito interessante e agregador para minha experiência profissional”, diz o jovem que formou em Publicidade.

Emilly Bakerman, de 19 anos, iniciou em 19/10 como Aprendiz de Comércio na loja Decathlon do Salvador Shopping e diz que a experiência tem sido muito boa. “É uma área que nunca tinha trabalhado e estou gostando de aprender. Eu atendo clientes, organizo o setor, ajudo na operação e no caixa de autoatendimento”, explica.

Com a abertura da decoração de Natal do Salvador Shopping e Salvador Norte, nos dias 09 e 10/11, respectivamente, 13 jovens foram contratados de forma temporária para compor a equipe de promotores. “Buscamos contribuir com cursos que promovam o empreendedorismo, mas também habilidades fundamentais para uma atuação no ramo do varejo, além de orientarmos sobre construção de currículo e entrevistas. É uma forma de contribuirmos com a empregabilidade da juventude, que tem uma realidade bem complicada no país”, explica Naiana Laborda, coordenadora do IJCPM.

Sobre o IJCPM – Possui onze anos de atuação, contribuindo através da educação, para transformar a vida de jovens de comunidades com histórico de desigualdade social de moradores dos bairros do entorno dos shoppings: Pernambués, Saramandaia, Boca do Rio, no caso do Salvador Shopping e São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Cassange, para o Salvador Norte. No primeiro semestre de 2023, o IJCPM atendeu cerca de 1,2 mil jovens, de 14 a 24 anos, matriculados ou ex-alunos de escolas públicas, ofertando gratuitamente 28 cursos e oficinas para promover qualificação e desenvolvimento das habilidades e competências.