Secretaria de Manutenção divulga balanço de atividades de 2023; confira números e serviços

0
32
A Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) da Prefeitura de Salvador divulgou o balanço de suas atividades referente a 2023, com ações de desobstrução e manutenção dos sistemas de drenagem entre as principais medidas. Com a limpeza de caixas coletoras, jateamento de galerias e reposição de grelhas, a pasta ajudou a restaurar a capacidade de vazão das redes, totalizando mais de 337 mil metros de desobstrução, 12.426 metros de recuperação e limpeza de mais de 20 mil unidades de caixas e dispositivos de drenagem.
A limpeza e dragagem de canais foi uma atividade rotineira para manter as condições hidráulicas da malha de macrodrenagem, prevenindo consequências das chuvas. No ano passado, foram dragados canais e córregos em uma extensão total de 38 mil metros, sendo o mês de abril o período com maior intensidade, com dragagem de 5.835 metros.
Na requalificação de escadarias, a Seman integrou programas como o “Degrau Legal” e “Salvador Bairro a Bairro”. As intervenções envolveram a substituição de estruturas em argamassa armada por dispositivos tradicionais em quase 15 mil metros de escadarias. Houve ainda intervenções na microdrenagem para a manutenção de calçadas públicas, totalizando 6.578,29 m² de calçadas conservadas. Já a manutenção de pavimentos poliédricos e rígidos abrangeu a recuperação de quase 15 mil m² de pavimentos, incluindo áreas com pisos irregulares e pavimentação asfáltica.
Durante a operação “Tapa Buraco”, foram aplicadas quase 140 mil toneladas de massa asfáltica (CBUQ) ao longo do ano passado, com o objetivo de prolongar a vida útil dos pavimentos.
Na manutenção de áreas verdes, a secretaria realizou 65.521 serviços de poda de árvores, 2.566 serviços de supressão de árvores e 778 serviços de remoção de galhos caídos, contribuindo para a sobrevivência da vegetação e segurança da população.
O secretário municipal de Manutenção, Lázaro Jezler Filho, ressaltou a relevância das ações da pasta, ao destacar que toda a infraestrutura implantada nos últimos anos em Salvador depende da manutenção. “O trabalho, obras e ações realizadas nos últimos anos em Salvador não teriam o menor sentido se não houvesse a manutenção. Então a importância das ações desempenhadas pela Seman é resguardar, manter e conservar tudo o que foi feito, e também agir preventivamente, evitando situações e problemas que possam dificultar a dinâmica e o bom andamento de Salvador”, declarou.