Para celebrar os 475 anos de Salvador, o Festival Viva Salvador acontece entre os dias 16 de março e 7 de abril, com muita música, arte, lazer, esporte e gastronomia em toda a capital baiana. A programação completa foi apresentada nesta quinta-feira (14) pelo prefeito Bruno Reis e integrantes da gestão municipal.
Transmitido para todo o país pelo segundo ano seguido, o encerramento do Viva Salvador, na Praça Maria Filipa (antiga Praça Cairu, no Comércio), no dia 6 de abril, fica por conta de Carlinhos Brown, Seu Jorge, Larissa Luz, Luedji Luna e Banda Didá. Este ano, a apresentação será montada em celebração à cultura negra, no âmbito do Salvador Capital Afro.
“Com esta programação, somada à quantidade de entregas, iremos fazer o maior e melhor aniversário da história dessa cidade. São tantas iniciativas que a gente precisa de um mês para celebrar. Quinze dias antes do aniversário (em 29 de março), a partir de amanhã, e 15 dias após, o povo de Salvador, nas mais diversas áreas da cidades, vai ter muitos motivos para comemorar. Efetivamente, eu tenho dito que esse ano de 2024 será o melhor da história da cidade”, disse o prefeito.
“Mais uma vez, nossa cidade vai estar nas manchetes de todo o Brasil. É a única cidade brasileira com cobertura nacional do seu aniversário. Com artistas negros e a participação dos blocos afro. Vamos mostrar para o Brasil e o mundo a pujança do povo negro da nossa cidade”, acrescentou Bruno Reis.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, afirmou que o festival foi idealizado principalmente para a população local. “Esse é um evento que dá muito gosto de fazer parte e pensar as diretrizes. A gente passa o ano inteiro pensando muito nos turistas, no verão – o que precisa ser um foco sempre, afinal é nossa maior atividade econômica –, mas esse festival é muito para a população de Salvador. O Viva Salvador é uma festa de soteropolitanos para soteropolitanos que os turistas vêm participar”, disse.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, reforçou o caráter do Viva Salvador como um evento com foco sobretudo no povo soteropolitano. “Para ser uma cidade turística, ela precisa primeiro ser muito boa para quem vive nela. A administração do prefeito Bruno Reis segue isso à risca”, apontou. Toda a programação pode ser conferida no site do festival (festivaldacidade.salvador.ba. gov.br).
Música – Os shows do festival já começam no próximo final de semana. No sábado (16), Xanddy Harmonia se apresenta em Paripe, a partir das 18h, na Praça João Martins. No mesmo dia, às 19h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, Sylvia Patrícia convida Sandra de Sá e também se apresenta o projeto Ópera Buffa, com Jonga Cunha, Rafa Chaves e Rafa Jardim. No domingo (17), também no Largo da Mariquita, dessa vez a partir das 17h, é a vez do projeto Ubaque, com Pedro Pondé e Tiri, além do show de Alexandre Leão.
No final de semana seguinte, a Praça da Cruz Caída recebe, na sexta-feira (22), a partir das 16h30, DJ Belle, além de Márcia Castro e convidados na gravação de audiovisual da Roda de Samba Reggae. No sábado (23), no mesmo horário do dia anterior, estão escalados DJ Belle, Nêssa convida Sambaiana, e Duda Diamba.
Já a Praça do Campo Grande será o cenário para os Bailes da Cidade – no sábado (23), com as orquestras Paulo Primo, Zeca Freitas e a orquestra de Câmara de Salvador (com regência do maestro ngelo Rafael); enquanto no domingo (24), tocam as orquestras Fred Dantas e Sérgio Benutti, além do show de Roberta Campos tendo Beto Guedes como convidados. Os shows começam às 17h nos dois dias.
Lincoln, DJ Xirita e Vanessa Borges fazem a festa no Food Park Salvador Boca do Rio, a partir das 18h do sábado (23) e o já tradicional projeto Vamos Ver o Pôr do Sol, com a banda Jammil, acontece no domingo (24), na Ponta do Humaitá. Também no domingo, o famoso Pranchão com o Mudei de Nome desfila pela orla do Parque dos Ventos, a partir das 11h.
No último final de semana do festival, Psirico e Magary Lord vão sacudir Cajazeiras na sexta (5), às 18h, e a Banda Mel faz um show especial de 40 anos no domingo (7), às 12h, no Parque da Cidade.
Ainda no dia 24 de março, a partir das 8h, acontece a Lavagem do Parque, no Parque da Cidade, que terá show com banda de fanfarra, Tio Paulinho, Feira de Arte, Cultura e gastronomia, Babado Novo convidando Pierre Onassis e Marcia Freire, além de apresentação de capoeira, entre outras ações.
Boca de Brasa – No ano em que a Fundação Gregório de Mattos (FGM) chega aos 38 anos, acontece nos dias 21, 22 e 23 de março a 7ª edição do Movimento Boca de Brasa, no Quarteirão das Artes na Barroquinha. Serão 50 horas de programação, com a ocupação de sete espaços culturais. Entre as atividades, haverá painéis, shows, apresentações artísticas, exposições, rodada de negócios e feira de empreendedores. Dos 40 painelistas que participam da programação, estão MV Bill e Ronald Pessanha.
“Eu considero o Boca de Brasa um dos projetos mais vitoriosos da gestão. Além da parte de shows, há uma proposta de pensar e discutir a cidade, que tem um movimento nos bairros, periférico, muito forte. Salvador tem um miolo que a gente fala muito pouco. É importante que a cultura embarque nesse projeto de entender Salvador como uma cidade múltipla”, afirmou Fernando Guerreiro, presidente da FGM.
O grupo de teatro Aláfia vai apresentar o espetáculo A Cidade da Bahia é Nossa, no Largo do Pelourinho, nos dias 15 e 22 de março, além de 5 de abril, sempre às 19h.
Mulher – Ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) também integram a programação especial de aniversário de Salvador. Reunindo vários serviços municipais em único lugar, a Caravana da Mulher acontece no dia 6 de abril, na Casa do Caminho, em Sussuarana, das 8h às 12h. A iniciativa integra o Programa Alerta Salvador e oferece às mulheres acessos a serviços de forma itinerante, entre eles Cadúnico, Cartão SUS, Primeiro Passo, marcação de exames para a mulher, atenção à mulher vítima de violência doméstica, vagas de emprego, espaço de beleza e para crianças.
Também no dia 6 de abril, a Expo Mulher ocorre no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, entre 16h e 21h. O objetivo da ação é fortalecer a autonomia econômica das mulheres, além de fomentar o empreendedorismo e possibilitar a divulgação das empreendedoras através do “Compre Delas”, plataforma digital criada para anúncio de venda.
Esportes – Dentro da programação esportiva, haverá neste domingo (17) a Corrida da Mulher, com percurso do Farol da Barra à Vila Caramuru, no Rio Vermelho. A largada será às 7h e as inscrições podem ser feitas no site partik.com.br/corrida-da- mulher. No dia 24 de março, acontece outra corrida, no Rio Vermelho: a Salvador 10 Milhas – 6ª Corrida da Advocacia. Haverá provas de cinco e dez milhas. As inscrições podem ser feitas no site salvador10milhas.com.br.
Já nos dias 30 e 31 de março, o Porto da Barra recebe uma competição internacional: o Oceanman, campeonato de natação de águas abertas. Por fim, no dia 7 de abril, acontece o Pedal da Cidade, passeio ciclístico pela orla Atlântica da cidade. A concentração é às 8h, no Parque dos Ventos.