Militares da Marinha são capacitados para Mobilização Salvador Contra a Dengue

0
26

Cerca de 60 militares da Marinha  participaram, na última semana, da capacitação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A atividade foi realizada no Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), no Comércio.

Durante o treinamento, os agentes de saúde e a equipe técnica do CCZ apresentaram orientações para que os militares possam auxiliar nas atividades de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Eles foram treinados para a identificação, eliminação e, sobretudo, para atuar na cultura da prevenção dos focos, colaborando, ainda, com a mobilização Salvador Contra a Dengue.

Os conhecimentos já serão colocados em prática neste sábado (23), quando os agentes e os militares atuarão em conjunto nas vilas navais. A parte prática da capacitação envolve a inspeção das áreas da Marinha do Brasil na Vila Naval Do Morro do Gavazza, na Barra, e Vila Naval da Barragem, em São Tomé de Paripe.

Presente na abertura dos trabalhos conjuntos, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressaltou a importância do apoio da Marinha na atuação conjunta contra a dengue, com a qualificação dos marinheiros multiplicadores que irão ajudar Salvador no combate. “Nosso principal objetivo hoje é capacitar o quadro de militares da Marinha do Brasil para que eles possam ser agentes multiplicadores, e levarem para suas casas e comunidades tudo sobre prevenção ao foco da dengue, remoção e vigilância. Agradecemos mais uma vez por essa oportunidade de estarmos juntos, fortalecendo o combate ao mosquito em Salvador”, declarou a gestora.

O comandante do Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra, afirmou que se trata de uma parceria relevante com a Prefeitura de Salvador em prol da sociedade soteropolitana e baiana. O gestor destacou que a capacitação dos militares é importante para que eles possam fazer o trabalho de campo de forma adequada.

“Nós tivemos hoje uma atividade de treinamento aqui no 2º Distrito Naval com estes guerreiros e guerreiras que são os agentes de saúde, que vão em cada casa e que conhecem a forma de como combater os focos do mosquito. No sábado (23), teremos ações práticas nas nossas Vilas Navais e estaremos prontos também com nossos militares para contribuírem com a equipe da Prefeitura com atuações nas escolas e em outros locais que nos for solicitado”, considerou.

Conscientização – Ana Paula Matos reforçou, ainda, as ações cotidianas que precisam ser intensificadas por toda a população. “Começando na nossa casa, removendo entulhos ou qualquer outra situação de água parada que possa gerar foco da dengue”, pontuou.