Salvador ganha prêmio por ações de desenvolvimento da economia com projeto de melhoria do ambiente de negócios

0
33
Salvador foi vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (2023/2024) na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. A capital baiana concorreu com seu projeto de Melhoria do Ambiente de Negócios e Promoção da Liberdade Econômica e teve seu esforço reconhecido com a premiação concedida na noite de terça-feira (23), em evento realizado na Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo.
Esta é a XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A honraria é um reconhecimento aos municípios, gestoras e gestores públicos que se destacaram em 10 eixos temáticos. Foram inscritas 187 propostas de projetos na Bahia. As iniciativas premiadas irão concorrer agora na etapa nacional do prêmio, que deverá ocorrer no mês de junho, em Brasília. Além de receber o reconhecimento, a capital também foi finalista na categoria Cidade Empreendedora.
A vice-prefeita e secretária de Sáude, Ana Paula Matos, recebeu a honraria ao lado da titular da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes. Estiveram presentes prefeitos e representantes de diversos municípios da Bahia, além de gestores do Sebrae.
A vice-prefeita destacou que a política pública mais importante é a geração de emprego e renda, pois através dela é possível promover transformação social. “Salvador tem feito um trabalho de fomento ao empreendedorismo, desenvolvimento econômico e social. Com este prêmio, a gente sai mais fortalecido para buscar essa cultura do empreendedorismo, da simplificação da burocracia. Salvador é conhecida pelo seu pulsar, pela cultura e arte, mas também precisa ser conhecida pelo empreendedorismo”, afirmou.
Mila Paes explicou que a capital vem trabalhando arduamente para fortalecer o empreendedorismo na cidade através de iniciativas como o SAC do Empreendedor, o SAC Náutico, iniciativa pioneira e inovadora da gestão, em parceria com a Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Federal, para promover a melhoria do ambiente de negócios no setor Náutico, investimento em programa de microcrédito produtivo como o CredSalvador, ações em diversas medidas de simplificação, como a redução do tempo para abertura de empresas, que hoje é feita em menos de quatro horas, além de políticas de incentivo aos empreendedores.
“Ser finalista em duas categorias tão importantes e que tem uma conexão com tudo que a Prefeitura vem fazendo é motivo de muita alegria. A gente vem, desde o início da gestão, batalhando para melhorar o ambiente de negócios com programas como o Invista Salvador, que tem um pilar exclusivo para isso. Implementamos o Comitê Municipal de Desburocratização, com participação de várias secretarias municipais, trabalhando para que a capital realmente avance”, detalhou a secretária.
O superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, destacou que é necessário investir na economia para impactar as pessoas. “O Sebrae realiza um importante trabalho para a qualificação e o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Mas é fundamental que esses empreendimentos encontrem um ambiente favorável para se tornarem competitivos e possam gerar emprego e renda. E esse ambiente está nos municípios. O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora  reconhece, justamente, o importante trabalho desenvolvido pelas gestões municipais para criar ambientes favoráveis ao empreendedorismo”, contou.