Exposição em homenagem aos garis de Salvador segue até dia 31

0
36

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) segue com a exposição “Cores da Cidade: Artistas da Limpeza Urbana” até o próximo dia 31, com o intuito de celebrar e homenagear o Dia do Gari (16 de maio). A mostra retrata o cotidiano, a vida e a arte dos garis e margaridas que atuam em na capital baiana e pode ser conferida no Salvador Shopping (Piso L1, em frente à BMart), Shopping da Bahia (2º piso, Alameda Calazans Neto, em frente à loja Papel & Cia) e Shopping Paseo Itaigara (1º piso), no horário de funcionamento dos estabelecimentos.

De acordo com o chefe de gabinete da Limpurb, Fábio Carvalho, o objetivo da exposição é conscientizar sobre o papel e a importância destes profissionais na execução e manutenção da limpeza de Salvador. “Muitas vezes, os trabalhos dos garis passam despercebidos pela sociedade. Então, a mostra tem o desejo de ressaltar a atuação desses quatro mil agentes de limpeza que estão diariamente mantendo a nossa cidade limpa e organizada”, complementa.

Lucas Tadeu, conhecido como MC Angolano, é um dos trabalhadores que faz parte da exposição artística. “Para mim, como gari, é muito gratificante ter uma exposição desse porte com minha foto ali, junto com diversos outros colegas. Esse reconhecimento pelo trabalho que a gente faz, através dessa divulgação, para mim funciona como um grande marketing. É como se eu fosse um grande artista de uma grande empresa. Isso é muito grandioso”, relata.

Atuação – A mostra artístico-fotográfica foca nas cinco principais frentes de atuação da Limpurb: a lavagem de ruas com carros-pipa, a limpeza das praias, a varrição de ruas, a capinagem e roçagem de encostas e a coleta com caminhões compactadores. Nos painéis, os garis são retratados em pontos turísticos da cidade como o Farol da Barra, a Igreja do Bonfim e o Elevador Lacerda.

Além disso, são exibidos exemplares dos uniformes de edições especiais, como o Natal, Carnaval, Outubro Rosa e Novembro Azul. Os painéis também destacam as atribuições culturais de alguns agentes.