Escola baiana é vencedora no Desafio Jovem Empreendedor do SEBRAE

0
44

Estudantes do Colégio Técnico Mário Barbon – escola da rede Fundação José Carvalho, em Pojuca (BA) – conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino Médio Regular, na premiação nacional do Desafio Jovem Empreendedor do SEBRAE. A disputa envolveu 4.500 estudantes de instituições de ensino brasileiras.

Formada pelas estudantes Cailane Queiroz, Giulia Pereira e Ana Flávia Souza, a equipe “Três é Demais” teve como desafio a responsabilidade de gerir uma produtora de audiovisual, além de produzir um curta-metragem, sob a orientação do professor mentor, Delmaci Ribeiro. “O desempenho do grupo foi surpreendente, alcançando uma média de produção que se destacou de forma geral nas três categorias, que incluíam o Ensino Superior”, afirma o professor.

Nesta edição do Desafio Jovem Empreendedor do SEBRAE, participaram 1.499 equipes e somente 27 chegaram à etapa final nacional. Já na primeira fase do jogo, a equipe campeã assumiu o primeiro lugar no ranking estadual, pré-requisito na classificação à etapa final nacional. As estudantes concorreram regionalmente com mais de 50 equipes.

A partir do tema “Economia Criativa e Indústria Audiovisual”, os estudantes precisaram associar diversas áreas de conhecimento, que envolvem inovação, tecnologia e criatividade. O jogo possui uma série de etapas com metas a serem cumpridas em espaços de tempo pré-estabelecidos, contemplando a gestão de todos os setores de uma empresa. “Quando começou o desafio, só tínhamos conhecimento que iríamos administrar uma empresa. Tivemos que passar por várias etapas, que envolviam marketing, gestão de funcionários e finanças. Muita matemática em todo o processo, como taxa de sazonalidade, inflação, reajuste de salário. Nossa empresa fluiu sem empréstimos, funcionou com investimentos”, conta orgulhosa Ana Flávia Souza, integrante da equipe.

Segundo Delmaci Ribeiro, a premiação é um estímulo importante para promover uma educação empreendedora, mostrando a esses jovens múltiplas potencialidades e oportunidades de desenvolverem suas habilidades. Funciona como uma janela que apresenta aos jovens perspectivas futuras para o mercado de trabalho. “Para nós, professores, é um momento de realização. Todos os estudantes são capazes de trilhar um caminho em diversas áreas possíveis de atuação. Incentivar essas descobertas é a realização do que acredito que é a educação”, destaca o professor e também ex-aluno da Fundação José Carvalho, Delmaci Ribeiro. Além da “Três é Demais”, outras oito equipes do Ensino Médio da rede de educação Fundação José Carvalho participaram do Desafio do Jovem Empreendedor do Sebrae. Entre elas, a “Tri logos”, composta pelas estudantes Fernanda de Carvalho, Ester Santos e Brenda Silva, foi vice-campeã na etapa estadual.

Fundado em 1978, o Colégio Técnico segue sendo uma das referências educacionais na região, a partir de uma perspectiva arrojada de ensino que busca conciliar o aprendizado com o universo externo. “Cailane, Giulia Pereira e Ana Flávia são estudantes da rede da Fundação José Carvalho de ensino desde a educação infantil. Há toda uma trajetória de formação, que inclui a participação em eventos externos. Nós temos um programa de inovação, que busca fomentar essa capacidade dos nossos estudantes, para além do cognitivo, da formação básica do currículo do ensino médio”, destaca Joana Dourado, Diretora do Colégio Técnico da Fundação José Carvalho. O Desafio Jovem Empreendedor do Sebrae vem nessa corrente de lançar um olhar mais externo, motivando esses estudantes a testarem seus conhecimentos e ampliarem a visão de mundo em outros espaços. “Sabemos do potencial dos nossos estudantes. Esse é um desejo constante da rede Fundação José Carvalho”, complementa Joana Dourado.