Polícia Militar garante tranquilidade no desfile Dois de Julho

0
64

Uma multidão de pessoas tomou conta das ruas da Lapinha e Centro Histórico durante o tradicional desfile do Dois de Julho na manhã desta terça-feira. Um efetivo de 1.200 policiais militares garantiu a segurança e tranquilidade da população com ações ostensivas durante os festejos cívicos, bem como nos ritos solenes que aconteceram na Lapinha e Centro Histórico pela manhã, e no Campo Grande pela tarde.

As celebrações foram iniciadas com a alvorada e o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador. Em seguida houve a execução do Hino Nacional e a entrega das coroas de flores ao busto do general Labatut, realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, o vice governador Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), entre outras autoridades.

O cortejo, que contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, partiu do Largo da Lapinha, seguiu pelas ruas do Centro Antigo e encerrou no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, local que marca o término da primeira parte do desfile. No final da tarde, as autoridades se reuniram para o hasteamento da bandeira no Campo Grande, com as imagens do Caboclo e da Cabocla, símbolos da luta pela Independência da Bahia.

Os militares integrantes da Banda de Música da PM Maestro João Antônio Wanderley executaram dobrados no início do trajeto e no último ato simbólico.

“Essa é a grande festa cívica da Bahia, festa da democracia, e a Polícia Militar mais uma vez está presente para dar garantia a todo cidadão que se manifeste. Temos um efetivo de 1.200 homens ao longo e no entorno do percurso e o que presenciamos é manifestação popular e tranquilidade”, afirmou o comandante-geral da PM, Paulo Coutinho, durante a caminhada.

Além do policiamento em todo o centro da cidade de Salvador, as equipes da PM intensificaram as abordagens preventivas no entorno dos festejos cívicos, nos pontos de ônibus, nas estações (de transbordo e de metrô) e principais corredores de tráfego. No itinerário do desfile e adjacências do Largo da Lapinha, o policiamento foi realizado pelo 18º Batalhão, 2ª CIPM, 37ª CIPM e unidades especializadas.