Encontro nacional discute parcerias para fortalecer vigilância em saúde nas fronteiras

0
8

Com o objetivo de fortalecer a integração de dados entre os estados brasileiros e compartilhar experiências exitosas em saúde digital aplicadas à vigilância e assistência, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) promove hoje (11) e amanhã um encontro em Curitiba, reunindo representantes de saúde de todo o Brasil e de organizações internacionais. O evento, sediado no Palácio Iguaçu, contou com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior, além de líderes do Conass, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e delegações de diversos estados, incluindo a Bahia.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Bahia, Rivia Barros, destacou a participação do estado com foco na apresentação de avanços em saúde digital, área em que a Bahia tem se destacado por suas inovações. O encontro trouxe ainda à pauta temas de interesse transnacional, como a vigilância em regiões de fronteira. O Brasil, que compartilha fronteiras com 488 municípios de países vizinhos, busca firmar parcerias para fortalecer a troca de informações entre os Centros de Vigilância (Cievs), uma rede estratégica para o monitoramento de epidemias e a proteção da saúde pública.

Rivia Barros comentou sobre a importância dessa colaboração: “A vigilância nas fronteiras exige uma resposta coordenada e eficaz. A Bahia reconhece a relevância da troca de dados para antecipar e conter possíveis ameaças sanitárias. Estamos comprometidos em colaborar com todos, garantindo uma saúde pública mais segura e preparada”.