Prefeitura de Salvador promove encontro para ampliar participação feminina no transporte público

0
5

A Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Mobilidade (Semob), de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), realizou na manhã da última sexta-feira (29) a oficina de construção do plano de ação do programa “Mulheres no Transporte Público”. O encontro, realizado no auditório da Semob, no Caminho das Árvores, reuniu representantes das empresas que operam o transporte público na capital baiana, com o objetivo de dialogar sobre estratégias para ampliar a participação feminina no setor.

O titular da Semob, Fabrizzio Muller, destacou que a iniciativa já vem sendo implementada e visa romper barreiras históricas na área. “A ideia é trazer mais mulheres para a operação do transporte público, um setor que historicamente foi muito masculino. Este programa foi inspirado no Mulheres no Volante, liderado pela SPMJ, que capacitou mulheres para obter habilitação em diferentes categorias, permitindo que elas se tornassem condutoras de ônibus”, disse.

“Hoje, já temos mulheres dirigindo ônibus e operando o BRT. A proposta agora é ampliar essa participação, capacitando mulheres para atuarem em todas as áreas do transporte público, como mecânica, despachante e até em cargos de liderança. Estamos estruturando esse trabalho em conjunto com outras secretarias da prefeitura”, completou Muller.

Para a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o encontro reforça a necessidade de quebrar estereótipos e ampliar a diversidade no setor. “A importância desse encontro está exatamente em conseguirmos inserir mulheres em todos os espaços, quebrando o estereótipo de que existem áreas que elas não podem ou não devem ocupar. A nossa perspectiva é mudar a realidade de Salvador, uma cidade com um dos menores índices de motoristas ou agentes mulheres na área de transporte”, explicou a secretária.

“Queremos trazer mais mulheres para esse mercado, especialmente considerando que Salvador é majoritariamente feminina. Isso está diretamente relacionado à diversidade, à autoestima e à mensagem de que todos os ambientes podem ser ocupados por mulheres. Além disso, trabalhamos para que esses espaços sejam receptivos à presença feminina”, ressaltou Lordêlo.

Gerente de Estudos e Pesquisas da Semob, Taline Costa reforçou a necessidade de aumentar a representatividade feminina no setor. “Entendemos a importância de elevar esse número e ampliar a participação feminina. Iniciamos com programas voltados para mulheres na função de motorista, junto com o programa Mulheres no Volante da SPMJ, e agora decidimos ampliar para incluir e capacitar mulheres em qualquer área da operação. Este é um evento muito importante, porque nele estaremos construindo o plano de ação do programa, definindo metas, ações prioritárias e o cronograma de execução dessas ações”, explicou.

Também presente no encontro, a chefe do Escritório de Cooperação Internacional da cidade do Salvador, Nathália Peixoto, mencionou o olhar inovador que a iniciativa traz para a capital baiana. “Fomos convidados para participar, entendendo que a pauta de mobilidade já é amplamente discutida internacionalmente, mas agora com um olhar transversal de gênero. Nosso objetivo é compreender como o escritório pode ajudar a potencializar o que será discutido aqui, identificar projetos aplicados em outras cidades e países nessa temática e trazê-los para Salvador”, contou.

“Para nós, é sempre uma honra participar de iniciativas como essa, que ajudam a fortalecer o trabalho que desenvolvemos na cidade. Este encontro é extremamente importante. Se olharmos 20 ou 30 anos atrás, ninguém imaginaria uma mulher no volante de um ônibus, dirigindo um táxi ou operando no BRT. Como mulher, é muito emocionante poder contribuir com essa discussão”, acrescentou Nathália.