Adultos de 40 a 49 anos são maioria entre os faltosos da 3ª dose contra Covid-19

0
30
Foto: Divulgação

Os adultos na faixa etária entre 40 e 49 anos são a maioria entre os que ainda não tomaram a 3ª dose contra a Covid-19 em Salvador. De acordo com o Sistema Vida, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 146 mil pessoas dessa faixa etária ainda não compareceram aos postos para receber a dose de reforço.

Em segundo lugar no ranking, com 126 mil faltosos, estão pessoas de 50 a 59 anos, seguidas de outros 111 mil indivíduos com idade entre 30 e 39 anos sem a 3ª dose. No total, mais de 545 mil pessoas com 18 anos ou mais estão atrasadas com a dose de reforço na capital baiana. Já os atrasados com a 2ª dose são 189 mil.

Diante desse quadro preocupante, Salvador realiza nesta quarta-feira (9), até as 16h, mais um Mutirão da 3ª Dose, contemplando também cidadãos residentes em toda a Bahia. Para o subsecretário da SMS, Decio Martins, o foco é aumentar a quantidade de cidadãos com ciclo vacinal completo e diminuir o risco de contágio e agravamento da saúde pelo coronavírus.

Para o gestor, prevenir as formas graves da Covid-19 e, consequentemente, diminuir o risco de internações e óbitos estão entre os principais motivos que reforçam a necessidade de realizar o ciclo completo de vacinação contra a doença. Isso porque, após alguns meses desde a segunda dose, a resposta imunológica tende a diminuir.

“A chamada terceira dose é necessária para aumentar a proteção contra a Covid-19, incluindo as novas variantes. Por isso, convocamos a todos que compareçam a um dos postos o quanto antes e façam a sua parte, pois estamos atuando estrategicamente, aumentando os locais de vacinação e diminuindo as exigências. Não por acaso, mais de 80% das pessoas internadas em UTIs com Covid-19 não se vacinaram ou não estão com o esquema vacinal completo”, alerta.

Documentos – É necessário apresentar original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.