Audiência pública debate avanços no turismo de Salvador

0
3

O fortalecimento do turismo em Salvador voltou à pauta da Câmara Municipal nesta terça-feira (22), com a realização da segunda audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais. A atividade, conduzida pelo presidente do colegiado, vereador João Cláudio Bacelar (Podemos), reuniu representantes de entidades do setor para discutir a realidade atual do turismo na capital baiana e suas principais demandas.

O encontro contou com a presença de integrantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), da Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade (Fetur), Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Associação do Centro Histórico Empreendedor (ACHE) e Associação Baiana dos Auditores Fiscais Municipais (ABAM). Estiveram presentes também os vereadores Cezar Leite (PL), Randerson Leal (Podemos), Claudio Tinoco (União), Marta Rodrigues (PT), Aladilce Souza (PcdoB) e o vereador licenciado Alberto Braga.

Durante a audiência, a diretora da ABIH, Alcina Mendes, destacou o crescimento do fluxo turístico na cidade e o impacto positivo para a economia. “Isso traz para a rede hoteleira um maior faturamento, o que, consequentemente, aumenta o emprego e a renda. A hotelaria corresponde a 8% da economia do Estado, portanto, tem que ter, sim, oportunidade de fala”, defendeu.

Ela também elogiou o projeto Capacita, que promove qualificação para trabalhadores do setor, e apresentou uma série de demandas da entidade, como melhorias na mobilidade urbana, requalificação de áreas turísticas como o Pelourinho e a Barra, ampliação da malha aérea e o reforço na segurança pública. “É importante trazer uma malha aérea mais eficiente e investir em iluminação e capacitação para um atendimento mais sensível e cuidadoso ao turista”, pontuou.

Já o presidente da ACHE, Leonardo Reyes, celebrou a retomada do turismo e reforçou a importância de fomentar o empreendedorismo no Centro Histórico. “É preciso transformar essa região num grande vetor de desenvolvimento econômico. O Centro Histórico também é para os soteropolitanos, que precisam valorizá-lo, conhecê-lo, marcar presença e aproveitar sua cultura, arte e gastronomia”, afirmou.

O vereador João Cláudio Bacelar agradeceu as contribuições e ressaltou que a proposta das audiências é servir como “um espaço democrático de construção coletiva”. “A intenção do nosso debate é ouvir todas as entidades, tratar das questões pontuais, mas principalmente pensar no macro. Queremos fazer o soteropolitano se sentir um turista satisfeito em sua cidade e atrair visitantes de fora que ajudem a divulgar Salvador pelo mundo”, disse.

Próximos encontros

Até o mês de maio, a comissão realizará novos encontros com representantes de diversos segmentos ligados ao trade turístico. O objetivo é reunir sugestões e demandas para elaboração de um relatório final com propostas que contribuam para o planejamento e desenvolvimento do setor na cidade.

O próximo encontro será realizado no dia 29 de abril, com a presença da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Sindicato dos Empregados das Empresas de Turismo do Município de Salvador (Sindetur) e Conselho Baiano de Turismo (CBTur).