Bahia avança na utilização de painéis para geração de energia solar

0
40

A Bahia se destaca como um dos estados mais ensolarados do Brasil, condição que cria um ambiente favorável para a geração de energia solar. Segundo um estudo conduzido pela plataforma Meu Financiamento Solar, especializada em créditos de energia solar, a Bahia lidera o Nordeste em termos de geração distribuída. São mais de 130 mil sistemas fotovoltaicos instalados no estado, que contribuem para a autonomia energética de residências e empresas locais.

O CEO da SDB Energia Solar, Lucas Macedo, explica que os sistemas de energia solar fotovoltaica na Bahia apresentam uma vantagem competitiva devido aos seus altos índices de radiação solar. Dessa forma, a produção de energia elétrica a partir da luz solar é mais ágil e eficiente, que pode resultar em um excedente de energia. “Nesse contexto, a pessoa poderá produzir toda a energia solar necessária, enviando o excesso de consumo para a rede da distribuidora. Isso permitirá acumular créditos para economizar ainda mais no valor da conta de luz”.

Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), atualmente mais de 207 mil consumidores baianos já desfrutam de redução nas contas de luz, além de maior autonomia e segurança elétrica. A capacidade instalada de energia solar distribuída na Bahia posiciona o estado na oitava colocação do ranking nacional da Absolar.

Além disso, as usinas solares demandam um investimento inicial comparável ao valor da conta de energia elétrica, além de oferecem uma oportunidade para economizar utilizando a abundante radiação solar, que é a principal fonte de energia na Bahia.

“Ao captar a luz do sol e convertê-la em energia, as usinas solares não apenas reduzem os custos de energia a longo prazo, mas também contribuem para a preservação do meio ambiente, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Isso não só beneficia os proprietários das usinas, que podem economizar em suas contas de luz, mas também toda a comunidade, ao promover uma transição para fontes de energia mais limpas e renováveis”, destaca o CFO da SDB Energia Solar e presidente da Associação Baiana de Energia Solar (ABS), Marcos Rêgo.

Vale ressaltar também que grandes projetos de usinas solares têm sido desenvolvidos na Bahia, estimulando ainda mais o avanço dessa fonte de energia limpa. “Essas usinas não apenas fornecem eletricidade para comunidades inteiras, mas também representam um passo significativo na direção de uma matriz energética mais sustentável e ambientalmente responsável”, enfatiza Marcos.

Energia solar impulsiona diversos setores da Bahia

A presença crescente de parques e usinas solares na Bahia não apenas representa um avanço tecnológico, mas também traz consigo uma série de benefícios para a economia, a agricultura, as indústrias e os prédios comerciais e residenciais. “Em um momento em que a transição para fontes de energias renováveis se torna cada vez mais urgente, conseguimos mensurar com mais transparência os impactos positivos desse desenvolvimento, principalmente a partir do retorno dessas pessoas que já utilizam a energia solar”, frisa Lucas.

“Os agricultores baianos estão entre os principais beneficiados pela expansão da energia solar. Além de garantir um fornecimento estável de eletricidade para os sistemas de irrigação e outras demandas energéticas das propriedades rurais, a energia solar também reduz os custos operacionais, aumentando a competitividade do setor agrícola”, afirma.

Já os prédios comerciais e residenciais na Bahia têm adotado cada vez mais a energia solar como uma forma de reduzir suas despesas operacionais a longo prazo e de valorizar esses edifícios no mercado imobiliário, explica Lucas. “Assim, a implementação de energia solar não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também promove práticas sustentáveis e fortalece a capacidade de concorrência dos diversos setores envolvidos”.