Bispo auxiliar de Lisboa, Portugal, se encontra com jovens da Arquidiocese de Salvador na capital baiana

0
18

Com a missão de animar e convidar os jovens brasileiros para a Jornada Mundial da Juventude 2023, que acontecerá em Lisboa, Portugal, está no Brasil uma comitiva presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ 2023, Dom Américo Aguiar.

Na Arquidiocese de Salvador, esta comitiva se encontrará com rapazes e moças que desejam participar do evento que reúne milhares de jovens do mundo inteiro, no próximo domingo, 4 de setembro, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II (Rua Liz Régis Pacheco, 1618, Uruguai, Salvador).

Na ocasião, a partir das 14h, os jovens serão orientados quando à participação na JMJ, que é a quarta do pontificado do Papa Francisco. A programação deste dia de grande significado para a juventude da Sé Primacial da Igreja no Brasil contará com momentos de animação, entronização dos patronos da JMJ, recitação do Terço, conversa com Dom Américo e testemunhos.

O encerramento acontecerá com a Santa Missa, que terá início às 17h, sob a presidência do Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Em coletiva de imprensa, em 30 de agosto, durante a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – evento que reuniu o episcopado brasileiro em Aparecida (SP), de 28 de agosto a 2 de setembro -, Dom Américo destacou que o convite não é para um grupo seleto de jovens, mas para todos.

Consciente da dificuldade financeira, o bispo declarou que a organização da JMJ busca formas de apoiar a participação dos jovens em Lisboa, através de um fundo de solidariedade, em negociação com a TAP para redução das passagens aéreas e, principalmente, no fomento às iniciativas locais de apoio aos jovens que desejam ir à JMJ.