Bombeiros militares permanecem combatendo incêndio florestal na Chapada Diamantina

0
4

Nesta quarta-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) intensificou os esforços no combate aos incêndios florestais na região de Lençóis. A ação faz parte da Operação Florestal 2024 e conta com o apoio estratégico de duas aeronaves modelo Air Tractor e a colaboração de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das equipes da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), Brigada Voluntária de Lençóis (BVL), a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVC) e da Brigada Voluntária de Campos do São João.

O objetivo principal da operação é proteger a vegetação nativa e garantir a segurança das comunidades locais, que enfrentam o impacto direto das queimadas. Além do enfrentamento direto aos incêndios, militares do CBMBA estão empenhados em ações preventivas e de resposta rápida nas bases avançadas localizadas em Lençóis, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Atualmente, a operação conta com cerca de 53 bombeiros militares dedicados exclusivamente às atividades das bases florestais, apoiados por 13 viaturas. Desde o início da ação, 1.001 incêndios já foram combatidos, 1.911 orientações preventivas realizadas e 105 municípios atendidos.