Câmara de Salvador realiza audiência para discutir violência contra a imprensa

0
25
Foto: Divulgação CMS

A Câmara Municipal de Salvador realizará, na próxima segunda-feira (19), uma audiência pública para debater a violência contra a imprensa. O evento é intitulado “Democracia e Acesso à Informação em perigo: como combater a crescente violência contra profissionais de imprensa na Bahia”, e será transmitido a partir das 10h, pela TV Câmara, canal aberto 12.3, no site www.cms.ba.gov.br e no Facebook/@tveradiocam – e pela Rádio Câmara 105.3FM.

A audiência foi solicitada pela líder da oposição na Casa, Marta Rodrigues (PT). Foram convidados o jornalista e sócio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Fabio Costa Pinto; a deputada federal Lídice da Mata (PSB), relatora da CPI das Fake News; o presidente Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, a presidente Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) Maria José e o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI-Bahia) Ernesto Marques.

“Estamos vivendo no governo Bolsonaro constantes ataques, para todos os lados da democracia, inclusive na liberdade de expressão, com agressões verbais e físicas, que levam à morte. Profissionais que sempre combateram a censura e são atacados em todas as circunstâncias, tendo ainda um inimigo poderoso que são as fake news. Defender os profissionais da imprensa é defender o direito a democracia, a cidadania e a verdade”, diz Marta.

Também foram convidados para o debate jornalistas baianos, o coletivo Jornalistas Livres, além de representantes da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), Ministério Público (MP-BA), Defensoria Pública do Estado (DPE), Clínica de Direitos Humanos da Ufba, Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom-BA) e Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).