A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente prosseguem nesta segunda-feira (15) em Salvador. Na primeira semana de estratégia, mais de 5 mil doses foram aplicadas na capital baiana.
A campanha nacional teve início na última segunda-feira (8) e pretende alcançar crianças de até cinco anos de idade para que se protejam contra a doença. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo.
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Doiane Lemos, explicou que a campanha pretende evitar a reintrodução da doença no país, já que existem outras nações endêmicas atualmente. Por isso, imunizar as crianças se torna ainda mais necessário neste momento.
Campanha contra pólio – Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação. Uma delas é a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha, e a outra é a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular. Para acessar esta
No próximo sábado (20), a SMS promoverá na capital baiana o Dia D de vacinação contra a poliomielite. “Nesta data vamos intensificar a vacinação das crianças contra a pólio e também será uma oportunidade para atualização de todas as vacinas do calendário. É um convite que fazemos aos pais para que, aqueles que não podem comparecer aos postos nos dias úteis, possam procurar os pontos de vacinação que estarão abertos na cidade nesse dia”, reforçou.
Multivacinação – Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos, dentre elas a tríplice viral, tetraviral, DTP, HPV quadrivalente, meningocócica conjugada (ACWY), Pneumocócica 10 e BCG.