Carnaval 2023: fiscalização do Crea-BA divulga balanço parcial de Salvador

0
18

O trabalho de vistoria dos trios elétricos, minitrios, microtrios, carros de apoio e outros veículos autorizados a participar do Carnaval de Salvador foi iniciado na última semana na Central de Vistorias localizada no Parque de Exposições de Salvador, envolvendo diversos órgãos. Até o momento o Crea-BA fiscalizou 23 veículos, sendo 20 concluídos e três inconclusos. A fiscalização dos veículos segue até quinta-feira (16).

Já foram realizadas também, 33 ações de fiscalização em empreendimentos como camarotes, estúdio de televisão, módulos, container, tablado e demais equipamentos ao longo de todos os circuitos.  A fiscalização preventiva tem o objetivo de verificar o exercício e atividades das profissões reguladas pela Lei n° 5.194, de 1966, observando os princípios éticos e legais, compatíveis com as necessidades da sociedade.

São solicitados pelos fiscais do Crea-BA  aos responsáveis pelos veículos Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), referentes à vistoria veicular, manutenção e recarga de extintores, avaliação e manutenção do sistema hidrossanitário, vistoria da estrutura metálica da carreta ou semi-reboque, avaliação e manutenção do sistema elétrico e sonorização e avaliação, além da manutenção do grupo gerador.

Já aos proprietários e/ou responsáveis por camarotes e demais empreendimentos, cabe ao Crea-BA verificar a participação de profissionais habilitados nos projetos civil, elétrico e de proteção contra incêndio e pânico que contemplam todas as estruturas do evento. No ato da fiscalização deverão ser apresentados os responsáveis técnicos pelas instalações elétricas, montagens das estruturas, sonorização, entre outros.

O presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, reforça o caráter orientativo das ações fiscalizatórias, quando das possíveis pendências relativas a responsabilidades técnicas por meio do devido documento de fiscalização. “As placas de fiscalização do Crea deverão ser afixadas preferencialmente após a conclusão da montagem dos equipamentos (palcos, camarotes, arquibancadas, trios e carros de apoio) proporcionando melhor visibilidade sobre nossas ações. Estamos desde janeiro ocupando os circuitos e realizando o trabalho para que o Carnaval, tão aguardado pelos foliões, ocorra da forma mais tranquila possível”, ressalta.