Em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT+, celebrado nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Salvador vai promover uma programação especial gratuita de dança, cultura, música e teatro queer. A partir das 14h, a Cidade da Música da Bahia vai realizar um aulão de vogue aberto ao público, na Praça Cayru, no Comércio, apresentado pelo pesquisador e multiartista baiano Yan Quadros. A atividade é uma oportunidade de conhecer uma parte da cultura da comunidade LGBT+, por meio da história do ballroom, que existe desde a década de 1960 e deu nascimento ao vogue.
A programação continua dentro da Cidade da Música da Bahia, às 15h, com a Batalha de Trap/Rap da Diversidade. Baseado em grandes ícones da cultura LGBT+ e de temas importantes da comunidade em questão, os mediadores do espaço farão uma batalha de rap/trap, onde a diversidade será o mote para a criação das rimas e busca por mais respeito ao tema.
No final da tarde, às 16h30, um pocket show especial do espetáculo “As Rainhas do Centro” vai celebrar o Dia do Orgulho. Com coordenação artística do ator e diretor Miguel Campelo, as drags Bagageryer Spielberg, Valerie O’Rarah, Bia Mathieu, Beatrice Papillon e Dandara vão estar na Cidade da Música com um show múltiplo de música, humor, teatro, dança e, claro, grandes dublagens. O espetáculo faz parte do projeto “As Rainhas do Centro – Arte Transformista no Burburinho da Cidade” que foi contemplado no edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos (FGM).