Comitiva da Prefeitura do Recife se reúne com Bruno Reis e visita obras do BRT, Morar Melhor e Mané Dendê

0
19

Secretários e dirigentes da Prefeitura do Recife (PE) se reuniram com o prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (3), em Salvador, para trocar experiências e conhecer boas práticas de gestão implementadas pela administração municipal da capital baiana. O encontro ocorreu no Palácio Thomé de Souza, no Centro, e marca o início de uma agenda na qual a comitiva pernambucana realizará na capital baiana até esta terça-feira (4).

A equipe visitará diversos locais que foram beneficiados por obras municipais de infraestrutura, a exemplos do Terminal do Aquidabã, ponte sobre o Rio Camarajipe, trincheira da Avenida Magalhães Neto, BRT (trecho Pituba), pontos de orla marítima requalificados, nova Rua Sabino Silva e Avenida Milton Santos. O grupo também conhecerá projetos como o Morar Melhor, iniciativa de melhoria habitacional que já alcançou mais de 35 mil casas em comunidades carentes de Salvador, além do projeto Mané Dendê, maior obra de saneamento e urbanização da história do Subúrbio, e o Parque Pedra de Xangô, em Cajazeiras.

“Viemos conhecer como Salvador executa suas obras de infraestrutura em geral. Basicamente, as iniciativas daqui são muito parecidas com as de Recife, mas a capital baiana utiliza uma modelagem diferente, que permite uma velocidade de entrega mais rápida”, disse o secretário de Governo e Participação Social da Prefeitura de Recife, Aldemar Santos.

Além dele, formam a comitiva pernambucana o procurador-geral Pedro Pontes; a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas; o secretário de Planejamento, Felipe Matos; o chefe de gabinete de Comunicação, Rafael Marroquim; a chefe de gabinete de Projetos Especiais, Cinthia Melo; o diretor de Limpeza Urbana, Daniel Saboya; e a diretora de Manutenção Urbana, Gabriela Buarque.

Durante o encontro, Bruno Reis destrinchou métodos que a Prefeitura tem utilizado para tirar obras e projetos do papel de forma célere, incluindo demandas de manutenção da cidade, tais como aplicações de geomantas, iluminação pública, construção e reconstrução de praças, recapeamentos asfálticos, serviços de drenagem, melhorias de campos e quadras esportivas.

O chefe do Executivo de Salvador enfatizou que a capital baiana avançou na última década graças a esse trabalho. “Hoje a Prefeitura anda com as próprias pernas porque nossa regra de ouro é gastar menos do que a gente arrecada. Conseguimos reduzir o custeio de vários serviços, embora a atenção básica da saúde tenha sido ampliada de 18% para 68%. Saímos de uma UPA em 2013 para 10 atualmente. Salvador também não tinha um hospital municipal”, ressaltou.

Bruno Reis lembrou que, na área de ensino e aprendizagem, a capital baiana saltou da pior colocação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil para alcançar a universalização do acesso à educação entre crianças de 4 a 5 anos. “Estamos construindo grandes escolas. Tudo feito com contratos próprios. Fora isso, a gente faz um trabalho forte de zeladoria da cidade, deixando ela bem cuidada no que diz respeito à recuperação dos seus pontos turísticos, viabilizando equipamentos importantes como o centro de convenções municipal”, completou.

O encontro com a comitiva de Recife também contou com a presença de gestores da Prefeitura de Salvador. Participaram os secretários de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza; e de Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler; além da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield; do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro; e do procurador-geral do município, Eduardo Porto.