Covid-19: Salvador inicia aplicação da 4ª dose para pessoas com 40 anos ou mais nesta quarta-feira (22)

0
18
Foto: Bruno Concha/Secom

A partir desta quarta-feira (22), a Prefeitura de Salvador iniciará a aplicação da 4ª dose para pessoas com 40 anos ou mais. Para ter acesso à dose de reforço, esse público deve ter um intervalo de quatro meses o recebimento da 3ª dose, ou seja, estão habilitados aqueles que tomaram até 22 DE FEVEREIRO DE 2022.

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, de acordo com a nova determinação prevista pela Nota Técnica Nº 177/2022- Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante da Johnson & Johnson no intervalo de 4 meses estarão aptas para receber a 3ª dose do imunizante. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen como segundo reforço (3ª dose).

O secretário municipal da Saúde, Decio Martins, destacou a importância das pessoas completarem o esquema vacinal, inclusive, com a administração das doses de reforço. O gestor afirmou ainda que o avanço da imunização na cidade tem ajudado a minimizar os impactos dos casos de covid-19 no sistema de saúde do município.

“A vacinação tem sido nossa principal aliada para que os novos casos do coronavírus não gerem impactos significativos no sistema de saúde, já que a imunização reduz os riscos de agravamento da doença, evitando a necessidade dos pacientes de internamento em leitos de enfermaria ou UTI. Por isso, estamos convocando a população para completar o ciclo vacinal e garantir a proteção contra o vírus”, pontuou o secretário.

Demais públicos

A estratégia contempla o “Liberou Geral” para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses para indivíduos com 12 anos ou mais, independentemente de ser residente do município, ou seja, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses aqui, o cidadão será contemplado. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar OBRIGATORIAMENTE originais e cópias do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia ‘Liberou Geral’, devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde. Amanhã segue ainda a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com nome na lista do site da SMS em instituições de ensino da capital baiana.

Confira os pontos de vacinação:

1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 05 ANOS E 2ª DOSE DA PFIZER PEDIÁTRICA DE CRIANÇAS DE 05 A 11 ANOS– – COM O NOME NO SITE – 08 ÀS 16 HORAS

Incluindo crianças imunossupressas

Postos fixos: UBS Péricles Cardoso (Barbalho), UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Capelinha, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Garcia, UBS Castelo Branco, USF João Roma (Jardim Nova Esperança), USF Mussurunga I, UBS José Mariane (Itapuã), UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), Multicentro Liberdade, UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), USF Parque de Pituaçu, UBS Manoel Vitorino, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF São João do Cabrito, USF Colinas de Periperi, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

OBSERVAÇÃO: De acordo com a NOTA TÉCNICA Nº 2/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS que trata sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos: Crianças com 11 anos que iniciaram o esquema vacinal com a vacina Pfizer pediátrica, mas que, entre a primeira e a segunda dose, completaram 12 anos, deverão completar o esquema com o imunizante da Pfizer pediátrica.

1ª E 2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS – CORONAVAC PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 08 ÀS 16 HORAS