Crianças, adolescentes e jovens assassinados serão lembrados na Missa dos Santos Inocentes

0
16

No dia 28 de dezembro, a Igreja Católica Apostólica Romana celebra a Festa dos Santos Inocentes, em memória das crianças que foram assassinadas a pedido do rei Herodes quando procurava Jesus recém-nascido para o matar. Neste dia, como acontece todos os anos, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa, às 9h, na Igreja Santíssima Trindade (Avenida Jequitaia, 165, Água de Meninos – próximo ao Mercado do Peixe).

A Celebração Eucarística que marca esta data é organizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), através da Pastoral do Menor (Pamen), e também recorda as crianças e os jovens que, atualmente, são vítimas de violência, afinal, embora já tenham se passado 2023 anos desde o nascimento de Jesus, as práticas herodianas continuam e atingem, muitas vezes, meninos e meninas pobres e moradores das periferias.

Diante desta triste realidade, na qual inúmeras crianças e adolescentes continuam sofrendo com a violência ou acabam tendo as vidas ceifadas, ou sentenciadas pela falta de direitos, a Igreja conta com inúmeras ações a favor da vida. Um exemplo é a Pastoral da Criança que luta diariamente pela saúde não só dos pequenos, mas de toda a família, garantido a vida por meio da redução dos quadros de desnutrição e também de controle em casos de obesidade infantil.

A própria Pastoral do Menor, responsável pela organização da Santa Missa no dia dos Santos Inocentes, também desenvolve ações como o acompanhamento de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social. Há, ainda, iniciativas que lutam pela vida das crianças que se encontram no ventre materno, como o Projeto Raquel, que tem como objetivo ajudar as famílias que sofreram com o aborto, seja ele espontâneo ou não. Além dessas ações, existem ainda as que são promovidas pela Infância e Adolescência Missionárias (IAM), que lutam por direitos e por dignidade.

SERVIÇO:
O QUÊ: Missa dos Santos Inocentes
POR QUÊ: Em memória das crianças assassinadas a pedido do rei Herodes
QUANDO: 28 de dezembro de 2023, às 9h
ONDE: Igreja Santíssima Trindade (Avenida Jequitaia, 165, Água de Meninos – próximo ao Mercado do Peixe)