Em Salvador, abertura do 23º Encontro Regional do CONGEMAS reúne profissionais da assistência social de nove estados nordestinos

0
95

Mais de 1.300 gestoras/es e trabalhadoras/es da assistência social se reuniram, na noite de segunda-feira (14), em Salvador, para a conferência de abertura do 23º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestoras/es Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, na região Nordeste. A cerimônia de abertura contou com apresentações especiais da Orquestra NEOJIBA, formada por crianças e jovens, e das Ganhadeiras de Itapuã, tradicional grupo cultural da capital baiana.

Com a Conferência de Frei Betto, a Cerimônia de Abertura contou também com a participação do Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão; do Presidente do CONGEMAS, Elias Oliveira; do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; da presidente do COEGEMAS/BA, Ediana Dourado; da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; entre outras autoridades, além de presidentes dos COEGEMAS dos estados nordestinos.

“Hoje são outros tempos. Estamos aqui mais uma vez para dizer como vamos contribuir para a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social — SUAS. Vamos propor, inovar e pensar um sistema que atenda à todos. Por isso esse encontro foi preparado com tanto cuidado. Temos desafios enormes que vão requerer, de todos nós, um grande esforço dos entes federativos. Vamos mudar a realidade desse país e mostrar que é possível construir um país com proteção social e direitos consolidados”, pontuou Elias Oliveira, presidente do CONGEMAS.

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, reafirmou a importância do SUAS para a Bahia e para a população brasileira.

“Trabalhadoras na ponta fazem o SUAS acontecer. Hoje temos 33 milhões de brasileiros no mapa da fome e nós estamos trabalhando para reduzir esse número a zero. Quem tem fome não pode esperar. Queremos políticas públicas para transformar a vida das pessoas. É por isso que estamos juntos aqui para valorizar e fortalecer o SUAS”, afirmou.

Ao lado das/os presidentes dos nove estados nordestinos, a presidente do CONGEMAS/BA, Ediana Dourado, falou sobre o orgulho da Bahia em acolher o primeiro encontro depois das mudanças do Governo Federal.

“Uma alegria muito grande receber o Nordeste na nossa Bahia. Ressalto a importância da retomada da assistência social pelo Governo Federal, que agora é um parceiro dos estados, municípios e trabalhadores do SUAS. Nós estamos aqui para defender a política de assistência social, que é uma garantia constitucional. Acreditamos que o SUAS é feito pela luta coletiva de gestores, técnicos, usuários e trabalhadores, o que torna esse sistema ainda mais importante para toda a população nordestina e brasileira”, disse a gestora municipal.

Vice-prefeita de Salvador e ex-secretária de Promoção Social do município, Ana Paula Matos, ressaltou o caráter fundamental do SUAS para o Brasil. “A assistência social merece um financiamento efetivo, real e capaz de prover as demandas do sistema. Que o trabalho continue sendo feito de forma coletiva para fortalecer a proteção social da nossa população”, comentou durante a abertura do encontro.

Durante a conferência de abertura, Frei Betto discursou sobre justiça social e formação política para emancipação da população. A palestra foi acompanhada atentamente pelas/os participantes. Até quarta-feira (16), o 23º Encontro Regional CONGEMAS – Nordeste conta com uma extensa programação.