Ansiedade, estresse e baixa autoestima são os principais sintomas para que os profissionais pensem em iniciar um tratamento psicológico. Outros motivos relatados são o autoconhecimento e os relacionamentos, de acordo com pesquisa da plataforma de terapia online OrienteMe.
Entre os que já recebem atendimento, 53 por cento estavam estressados, 47 por cento apresentavam altos níveis de ansiedade e 43 por cento tinham depressão. Todos os índices diminuíram consideravelmente após cinco meses de tratamento.
Especialistas esclarecem que com a terapia a pessoa começa a se conhecer melhor, a encontrar a origem de seus comportamentos e a trabalhar suas emoções. O levantamento foi feito com 16 mil 620 profissionais de grandes corporações e mostrou que 70 por cento das mulheres com problemas emocionais buscam ajuda, e apenas 24 por cento dos homens.
Os profissionais do sexo masculino, muitas vezes, tem dificuldade para expor sentimentos e preferem buscar soluções sozinhos. Outro dado da pesquisa é que, com a pandemia, mais pessoas passaram a buscar atendimento para equilibrar a vida pessoal com a profissional.