Feiras e mercados municipais de Salvador se destacam na comercialização de produtos para a ceia natalina

0
4

Com a proximidade das festas de fim de ano, as feiras e mercados municipais mantidos pela Prefeitura de Salvador são boas opções para garantir a ceia da população. São estruturas mais acessíveis, perto de casa e com uma grande diversidade de itens para celebrar o Natal e a chegada do novo ano. Nestes locais, é possível encontrar frutas cristalizadas e naturais, oleaginosas e, com muita criatividade, montar pratos, sobremesas e decorações. As feiras livres de Salvador contam com produtos típicos e alternativas de época, para os festejos de final de ano.

O professor Caio Praihs, de 51 anos, frequenta o Núcleo de Abastecimento Comércio e Serviços (Nacs) de Itapuã há mais de duas décadas. Ele considera a compra neste tipo de estabelecimento mais adequada, por encontrar os produtos mais frescos, em uma forma de apresentação mais atraente, além da grande variedade de opções e preço convidativo.

“Vim comprar nozes, castanhas e frutas secas, dentre outras coisas. Aproveito para comprar antes pra não pegar fila e produtos amassados na última hora. Aqui, posso comprar perto de casa, o atendimento tem mais rapidez que nos grandes mercados, para evitar o fluxo de gente que deixa os locais muito cheios perto do Natal. Mesmo que os mercados grandes vendam os mesmos produtos, a qualidade da feira, em alguns aspectos, é superior. As frutas em geral, frutas frescas, castanhas, nozes, a feira tem qualidade superior. Hoje eu só vou comprar as castanhas para antecipar. Mais perto dá para comprar frutas, lá perto dos dias 22, 23”, disse.

A comerciante Luzineide Silva Santos tem 20 anos de Nacs e está muito confiante para as vendas de Natal. “Acredito que nós vamos vender muito este ano. Estamos preparados, já temos frutas vermelhas, passas, frutas cristalizadas, ameixa fresca, ameixa seca, amora, temos mirtilo, temos lichia. O pessoal gosta também de comprar muita uva e ameixa para decorar a mesa da ceia. É o que a gente mais vende aqui”, completa.

Para a feirante Ana Lucia Villas Boas, que atua há 15 anos no Nacs Itapuã, as pessoas têm apostado muito em oleaginosas e frutas secas. “Estamos com ótima saída de pistache, nozes, uva passa, amêndoa, damasco, cereja e frutas cristalizadas. Já estamos vendendo bem, o pessoal procura comprar um pouco mais cedo, antes do Natal, porque ainda acha um preço mais em conta. Porque, quanto mais próximo da semana do Natal, já ocorre reajuste. Nossa expectativa pelo Natal deste ano é positiva. Eu espero que seja um ano de vendas maravilhosas, até melhor do que nos anos anteriores”.

O secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinoco, destacou a importância desses espaços para a economia local e o compromisso da gestão em melhorar as condições de trabalho dos permissionários.

“Através da Semop, a Prefeitura está promovendo ações de revitalização em diversas feiras e mercados municipais, visando modernizar a infraestrutura e proporcionar mais conforto e segurança para comerciantes e clientes. A gestão municipal reforça a importância de os consumidores planejarem suas compras com antecedência, respeitando os horários de funcionamento estabelecidos, para garantir uma experiência agradável e segura durante as festividades natalinas”, diz Tinoco.

Horários – Com a chegada do Natal, as feiras e mercados municipais de Salvador ajustaram seus horários de funcionamento para melhor atender os consumidores em busca de produtos típicos das festividades. Até o dia 24 de dezembro, as feiras operam das 6h às 17h, enquanto os mercados municipais seguem horários diferenciados na véspera e no dia de Natal.

Horários de Funcionamento na Véspera de Natal (24 de dezembro):

 • Mercado Popular: 6h às 14h

 • Mercado do Bonfim, Mercado das Flores, Mercado Dois de Julho, Mercado Cajazeiras e Mercado São Miguel: 8h às 14h

 • Mercado do Curtume: 8h às 15h

 • Mercado São Cristóvão: 8h às 16h

 • Mercado da Liberdade, Mercado Jardim Cruzeiro, Fazenda Coutos e Mané Dendê: 8h às 17h

Horários de Funcionamento no Dia de Natal (25 de dezembro):

 • Mercado Popular: 6h às 12h

 • Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviços (Nacs) de Itapuã: 7h às 12h

 • Nacs de Periperi: 7h às 14h

 • Mercado Jardim Cruzeiro: 8h às 14h