O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá, na próxima quinta-feira (1º), às 19h30, uma live sobre Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos. Aberta ao público em geral, a atividade é uma iniciativa da Coordenação de Ensino e Pesquisa e da Educação Permanente do HGRS.
O primeiro caso de Monkeypox no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde em 9 de junho de 2022, no estado de São Paulo. Até 29 de agosto, o país contabilizou 4.693 casos confirmados da doença e 5.176 suspeitos. Na Bahia, até 27 de agosto, foram registrados 52 casos positivos e 95 suspeitos.
“A varíola causada pelo vírus Monkeypox é uma doença zoonótica viral, e a transmissão ocorre principalmente através de contato íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Torna-se fundamental que os profissionais de saúde e a população em geral tenham conhecimento sobre sinais, sintomas, meios e modos de transmissão, tratamento e prevenção, a fim de evitarmos a propagação desta doença”, explica o coordenador de Ensino e Pesquisa do HGRS, o médico cardiologista André Durães, que será moderador do evento.
A live terá participação dos médicos infectologistas Anna Karenine Cunha, do Serviço de Controle de Infecção do HGRS, Claudilson Bastos, coordenador da Comissão de Ensino e Pesquisa do Instituto Couto Maia (ICOM), e Maurício de Souza Campos, residente em infectologia no Hospital Português e pós-doutorando em Processos Interativos de Órgãos e Sistemas. A médica infectologista Ledívia Espinheira, diretora de Gestão do Cuidado e Inovação em Saúde do HGRS, será a anfitriã da atividade.
Para assistir à live, é necessário acessar o seguinte link no dia 1º de setembro, a partir das 19h30: http://bit.ly/hgrs_monkeypox (plataforma Zoom). Não há necessidade de inscrição prévia. A atividade dará direito a certificado com selo de autenticidade.