Lauro de Freitas intensifica conscientização e combate a Sífilis com a Campanha Outubro Verde

0
32

Além das ações voltadas à prevenção do câncer de mama, o mês de outubro também serve de alerta para o combate e a prevenção da Sífilis, uma doença que na maioria das vezes tem início silencioso, mas que pode afetar a saúde de forma agressiva e permanente e até fatal. Em Lauro de Freitas, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), referência no diagnóstico e tratamento da Sífilis, todas as Unidades de Saúde da Família estão mobilizadas em ações que vão desde palestras educativas a testagens para rastreio da doença.

O coordenador do CTA, Djair de Deus, explica que a iniciativa tem o objetivo de chamar atenção da população para os sintomas da Sífilis e orientar quanto a testagens rápidas e tratamento. “Nós faremos salas de espera com a equipe de enfermagem para explicar que a  Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que tem  cura. A doença é causada por uma bactéria e tem manifestações em diferentes estágios. O Sistema Único de Saúde oferece o tratamento gratuito realizado com antibióticos”, disse.

Em geral os sintomas da Sífilis são febre alta, manchas ou feridas pelo corpo, mal estar, dores de cabeça, ínguas e lesões ricas em bactérias. O diagnóstico é fácil e rápido podendo ser realizado de segunda a sexta-feira em qualquer USF de Lauro de Freitas das 8h às 16h ou das 8h às 14h no CTA, localizado na Rua José Martins Bitencourt, em Vila Praiana. “Para detectar a doença basta apenas uma pequena gota de sangue. Nos equipamentos realizamos a testagem rápida e em alguns minutos o paciente já recebe o diagnóstico. Em caso positivo é encaminhado para tratamento na própria unidade”, completa Djair

Nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, a USF Chafariz realiza sala de espera com orientações sobre as complicações da Sífilis e com a oferta de testagem rápida no local. Na quinta-feira (20), às 13h30 a Campanha acontece na USF Jardim Independência na Itinga, com foco na Sífilis congênita, uma variação da doença. A iniciativa segue na sexta-feira (21), na USF Irmã Dulce em Portão, a partir das 9h.