Acontece na próxima sexta-feira (23), às 15h, a live ‘Mulheres negras em defesa da vida: Resistência histórica e enfrentamento à pandemia’, atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional Tereza de Benguela. O evento, que será transmitido pelo canal youtube.com/sepromibahia, terá como debatedoras a enfermeira Alva Helena de Almeida e a assistente social Deise Fatuma, contando com intervenções culturais, falas institucionais e da sociedade civil.
O evento é realizado numa parceria entre as secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Políticas para as Mulheres (SPM), ainda em formato virtual, visando a segurança sanitária do público participante.
Sobre as palestrantes:
Alva Helena: Enfermeira, mestre em Saúde Pública, doutora em Ciências. Ativista pelo SUS público, de qualidade e sem racismo. Integrante da Soweto Organização Negra. Servidora pública aposentada, está à frente da ANEN – Articulação da Enfermagem Negra. Atua, dentre outras bandeiras, na luta da enfermagem pelo piso salarial e jornada de trabalho.
Deise Fatuma: É assistente social; especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família; mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo – UFBA. Concentra estudos em políticas sociais, mulheres negras chefes de família, juventude negra, população em situação de rua e população LGBTQIA+. Atualmente trabalha no Programa Corra Pro Abraço Juventude, com jovens negros da periferia de Salvador. É também percussionista, poeta, membra e cofundadora da banda Panteras Negras, primeira banda LGBTQIA+ do mundo.
Serviço:
O quê: Live “Mulheres negras em defesa da vida: Resistência histórica e enfrentamento à pandemia”.
Quando: Sexta-feira, 23 de julho de 2021, às 15h.
Onde: Canal da Sepromi no Youtube (youtube.com/SepromiBahia).