9 em cada 100 mulheres brasileiras sofreram violência sexual alguma vez na vida. A conclusão é parte da Pesquisa Nacional da Saúde, levantamento realizado pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde.
As entrevistas foram feitas em 2019, de modo presencial, já que foi antes da pandemia. Participaram mais de 100 mil domicílios selecionados por amostragem em todo o país. De acordo com os dados divulgados, sete milhões e meio de mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida, considerando desde casos de estupro até situações que se enquadram como crime de importunação sexual.
Duas perguntas distintas ajudaram os pesquisadores a estudo estimar que, ao todo, 9 milhões e 400 mil pessoas com 18 anos ou mais no nosso país já foram vítimas de algum episódio de violência sexual em algum momento da vida, sendo sete milhões e 500 mil mulheres e quase 2 milhões de homens.
A primeira questão foi a que perguntou se a pessoa entrevistada “foi tocada, manipulada, beijada ou teve partes do corpo expostas contra a vontade”. 8 em cada 10 entrevistados que se disseram vítimas de violência sexual responderam que sim, sendo 76% das mulheres e 89% dos homens.
A segunda questionou que a pessoa já havia sido “ameaçada ou forçada a ter relações sexuais ou quaisquer atos sexuais, contra a vontade”. 50% das vítimas disseram que sim, sendo 57% das mulheres e 32% dos homens.
Entre os muitos aspectos da pesquisa, vale destacar alguns pontos: como o fato de a maior parte das agressões sexuais contra mulheres ter sido realizada por companheiros, namorados, cônjuges ou ex-parceiros. Foi o caso de 53 em cada 100 respostas positivas. Em quase 62% dos casos, a violência sexual ocorreu na residência das próprias vítimas.