O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) a possibilidade da chegada de cem milhões de doses de vacina contra a COVID-19 entre os meses de julho e agosto. Em encontro com governantes municipais nesta quarta-feira, 7, o ministro afirmou que devem chegar 40 milhões de doses ainda este mês e mais 60 milhões em agosto.
“Será muito importante para que a gente possa vacinar cada vez mais e cada vez melhor”, comemorou o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE. A notícia foi bem recebida pelos prefeitos que, conforme o prefeito de Campinas/SP, Dário Saadi, vice-presidente de Saúde, tem sido ainda mais demandados em decorrência da pandemia.
Segundo Edvaldo, a comitiva de prefeitos chamou a atenção do ministro para o subfinanciamento da saúde. A FNP já havia registrado a preocupação com o tema em ofício enviado a Queiroga, solicitando que o governo federal repassasse R$ 40 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS) em 2021.
“Solicitamos que os R$ 40 bilhões que estão calculados como necessidade orçamentária para os municípios esse ano possam começar a ser discutidos e o Ministério liberar para as cidades. Foi uma discussão muito produtiva, muito importante, onde reafirmamos a parceria entre o Ministério da Saúde e a FNP para que a gente possa fazer cada dia mais uma saúde melhor para a população”, destacou.
Também participaram da reunião os prefeitos de João Pessoa/PB, Cícero Lucena, 1º secretário Nacional; Maringá/PR, Ulisses Maia, 2º secretário nacional; de Salvador/BA, Bruno Reis, vice-presidente de PPPs e Concessões; e de Osasco/SP, Rogério Lins, vice-presidente de Empreendedorismo, além do secretário-executivo da entidade, Gilberto Perre.