Duas criminosas, uma procurada por lavagem de dinheiro e organização criminosa e a outra por estelionato, foram capturadas na tarde desta quinta-feira (4), após serem captadas pelas câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial da SSP. As prisões ocorreram nos municípios de Simões Filho e São Sebastião do Passé, ambos na Região Metropolitana de Salvador.
A primeira capturada foi flagrada por câmeras instaladas na cidade de Simões Filho, ao passar em área de grande circulação. A ferramenta emitiu um alerta de mais de 95% de similaridade para a procurada por lavagem de dinheiro e organização criminosa. A presa foi alcançada por equipes da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar.
Minutos depois, a ferramenta voltou a sinalizar para a presença de outra mulher, dessa vez em São Sebastião do Passé. Localizada por policiais da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Candeias), ela tinha mandado de prisão por estelionato e foi captada com 91% de semelhança com o banco de dados.
As duas criminosas foram conduzidas à Polinter, onde as ordens de prisões foram validadas e cumpridas. Vinte e quatro mulheres com mandados de prisões expedidos por variados delitos já foram capturadas após a implantação do sistema, em dezembro de 2018.
Com os dois flagrantes, sobre para 344 o número de presos com auxílio do Reconhecimento Facial.