O dia 21 de março é marcado como o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para celebrar a data, o Shopping Itaigara, em parceria com a Apae Salvador, receberá a Opaxorô Cia de Dança, em apresentação única com o espetáculo A Terra que Povoa.
A apresentação artística é estrelada por jovens atendidos pela Apae Salvador, que busca trabalhar a arte como um meio de desenvolvimento e inclusão social. O conceito da obra visa retratar a subjetividade do povo baiano e, especificamente, de cada intérprete – pessoas com deficiência intelectual.
O espetáculo A Terra que Povoa marca os 30 anos de existência da Opaxorô Cia de Dança, e tem como proposta explorar as potencialidades dos integrantes do grupo, através de laboratórios de criação sensoriais dirigidos, perpassando pelas histórias, ancestralidade, vivências e cultura.
“Tudo isso é feito por meio da dança contemporânea, as influências das danças urbanas e de matrizes africanas, além do repertório individual dos intérpretes. Queremos buscar, cada vez mais, o protagonismo das pessoas com deficiência”, afirma Antônio Marques, coordenador de artes. A apresentação tem duração de 40 minutos e conta com 15 integrantes em cena.