São cadernos, fichários, apostilas, livros, agenda e estojo que são fundamentais para o dia a dia escolar do aluno, mas quase impossíveis de serem levados nas costas de uma criança. O retorno do ano letivo e o fim das férias escolares gera, anualmente, uma dúvida nos pais quanto ao peso das mochilas escolares, devido ao excesso de material solicitado por algumas escolas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia, 70% dos problemas de coluna que acontecem em adultos foram iniciados durante a formação óssea da infância e adolescência. Os esforços repetitivos e excesso de peso têm uma grande influência no desenvolvimento, especialmente os acumulados nas mochilas escolares.
De acordo com o ortopedista, especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., os pais devem ficar atentos para evitar que o excesso de peso possa afetar a postura, o desenvolvimento da coluna, e até mesmo, para evitar dor nas costas das crianças.
Uma boa dica é avaliar o peso total da mochila. “O peso da mochila completa não deve passar de 10% do peso da criança. O ideal é que essa criança não carregue mais do que um quilo e meio nas costas. Se passar disso, começa a sobrecarregar ombros e coluna”, orienta Djalma Amorim Jr..
Para ajudar, confira a seguir algumas dicas sobre o equilíbrio do peso das mochilas:
-
As mochilas de rodinhas, que podem ser puxadas, são uma alternativa para evitar sobrecarga na coluna;
-
É importante que a regulagem da mochila seja feita de forma correta. Deve-se sempre usar as duas alças nos ombros, já que carregar em apenas um ombro pode provocar um desequilíbrio e piorar a postura;
-
A mochila deve cobrir o tronco e parar na altura da cintura. Se chegar na altura do bumbum ou abaixo disso, está muito grande e vai acentuar a lordose, a curva normal que nós temos na parte de baixo da coluna;
-
A criança deve levar na mochila apenas o material que será utilizado no dia de aula. Se o aluno precisa de um livro para a aula de terça-feira, não precisa carregar aquele peso na mochila a semana inteira;
-
Manter um diálogo com a escola também é fundamental. Afinal, a instituição precisa estar consciente de sua responsabilidade sobre o peso carregado pelos alunos, podendo ofertar opções, como ter armários ou apostilas desmembradas para evitar o peso excessivo.