Papai Noel levou alegria e presentes para mais de 100 crianças carentes da comunidade da Gamboa. Promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), ONGs e parceiros da iniciativa privada, a terceira edição do Natal Mágico aconteceu na última terça-feira (17), na Bahia Marina.
Ao som de cânticos natalinos, o bom velhinho chegou à comunidade despertando olhares curiosos da garotada. Do saco de presentes do velho Noel saíram bolas, bonecas, jogos de tabuleiro e da memória. Famílias inteiras participaram da celebração natalina, que contou ainda com apresentação de bonecos circenses e lanche coletivo.
Para a pequena Cássia Araújo, 10 anos, os momentos mais marcantes foram a apresentação dos bonecos circenses e a chegada surpresa do Papai Noel. “Adorei esses palhaços dos pernões. Gostei muito também de ver o Papai Noel de perto. Essas coisas foram muito legais”, disse a garota, que fez questão de participar das brincadeiras infantis.
Nascida e criada na Gamboa, Olindieia Pereira, 48 anos, é sempre presença confirmada no Natal Mágico. “É um momento de alergia para nossas crianças”, pontuuou a moradora da comunidade, que integra a Associação de Moradores do local.
Entidades parceiras – A dona de casa Natasha Santos, 33 anos, também não abre mão de levar as filhas gêmeas de 10 anos. “Moro aqui desde que nasci. Todo ano, minhas meninas ficam radiantes. É uma tarde de felicidade para elas e as demais crianças que participam”, frisou.
De acordo com Agatha Wicks, diretora da Z6 Náutica e presidente da Associação de Mulheres do Mar (Ammar), instituições parceiras do evento, a ação, que chega à terceira edição este ano, tem o intuito de transformar vidas.
“O Natal Mágico nos permite levar esperança e mostrar para essas crianças que elas são especiais, que há um futuro cheio de possibilidades para elas. Trazer a magia desse período é lembrar a todos do verdadeiro sentido dessa data: amor, união e solidariedade”, disse emocionada.
Alegria e consciência ambiental – A coordenadora de Educação Comunitária da Limpurb, Rosemeire Mascarenhas, frisa que além de uma ação social importante, a iniciativa visa também despertar a consciência ambiental da criançada. “Aproveitamos a comemoração do Natal para realizar brincadeiras que despertem o interesse sobre ações que podem ajudar na redução dos impactos ambientais e na redução da geração dos resíduos na comunidade da Gamboa, que fica tão próxima do mar e precisa ser preservada”, pontuou.
Segundo ela, iniciativas dessa natureza são desenvolvidas ao longo do ano em instituições como asilos, escolas, entidades de saúde e em diversos pontos da orla de Salvador. “A próxima será nesta sexta-feira, às 8h, no Porto do Barra. Aproveito para convidar todo mundo”, lembra.
O evento contou com a parceria da Z6 Náutica, Bahia Marina, Ellas Produções e Eventos, Vegah, Mulheres do Timão, Ammar, Fundação Aleixo Belov, Museu do Mar, Lilian Farias, Marlon Abboud, Camisa da Latinha, Tia Sônia, Kirymure Out Rigger e Will Recarey.