Prefeitura de Lauro de Freitas lança programa de primeiro emprego para jovens

0
24

A Prefeitura de Lauro de Freitas lançou o programa ‘Banco de Talento’, que consiste no encaminhamento de jovens para vagas de emprego, através do Capacita Jovem, Integra Jovem e Jovem Empreendedor, programas instituídos pela Secretaria Municipal de desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). A ação, na sede da secretaria, contou com a parceria da empresa Ânima Educação, atuante há 18 anos no mercado, sempre buscando o comprometimento com a qualidade, inovação e avaliação do processo de aprendizagem e integrada à cultura regional.

O sonho do primeiro emprego é uma realidade para os jovens, principalmente para aqueles que saem do ensino médio. É o caso de Leila Oliveira, recém formada, que procurou o Banco de Talentos em busca do primeiro emprego. “É uma ação maravilhosa, porque está dando oportunidades para jovens e adolescentes que concluíram o ensino médio e estão na luta para conseguir o primeiro emprego, que é algo que está difícil no mercado de trabalho. A gente tem uma oportunidade, né? Geralmente pedem pessoas com experiência, o que não dá credibilidade para assumir a vaga. Então, essa oportunidade para mim aqui é essencial”, destacou.

Para Tito Coelho, secretário da SEMDESC, o trabalho executado pela pasta impulsiona e auxilia os jovens a buscarem uma oportunidade profissional através dos programas da pasta. Segundo ele, é a consagração de todo um trabalho conjunto e com parcerias. “Precisamos garantir que os jovens que passam pelas formações da pasta tenham a oportunidade real e concreta de adentrarem no mundo profissional, através das parcerias realizadas pela secretaria com as instituições privadas. É o desejo e anseio da maioria dos pais que dialogam conosco acerca do futuro desses jovens. É a oportunidade de desenvolverem habilidade e com toda certeza, terem aí a condição de disputarem vagas de emprego com qualquer outros jovens de instituições privadas”, declarou Coelho.

Ao todo, a SEMDESC já ofertou 2 mil cursos em diversas áreas para a profissionalização desses jovens. “Tenho certeza que o programa vem para alavancar a juventude do nosso, para motivar a juventude local. Já se consagra o Departamento de Assistência à Criança e Adolescente (DACA), que é um importante eixo através das políticas públicas por eles desenvolvidas. Foram 2 mil jovens que realizaram inúmeras formações na secretaria. Agora, estamos consagrando todo esse esforço, através do Banco de Talentos, onde oportunizamos o acesso ao mercado de trabalho”, completou o secretário.

O gestor da Ânima, João Manoel, contou que foram feitos mais de 70 atendimentos. Ao todo, neste primeiro momento, foram ofertadas 120 vagas para atuação como menor aprendiz e estágios, enquanto 40 vagas foram disponibilizadas para o trabalho em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). João destacou a importância da parceria com a Prefeitura, que auxilia no encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho. “Eu sempre busquei esse apoio com a Prefeitura. Nós estamos atuando no mercado de trabalho há 18 anos e sempre encaminhamos jovens, dando essa primeira oportunidade para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho. Então, credencio essa parceria como muito válida. Espero que tenhamos um futuro promissor, tanto para a Ânima, quanto para a gestão municipal”, ressaltou o profissional. Novas vagas serão divulgadas em breve.