Prefeitura de Salvador inaugura escola reconstruída em Valéria com salas climatizadas e capacidade para atender 840 alunos

0
19

A Prefeitura de Salvador entregou nesta terça-feira (3) mais uma unidade de ensino totalmente reconstruída pela gestão municipal, desta vez no bairro de Valéria. O prefeito Bruno Reis, ao lado do secretário de Educação (Smed), Thiago Dantas, inaugurou a Escola Professor Milton Santos, situada na Rua Jardim Terra Nova, que foi demolida e refeita com um investimento de R$ 9,2 milhões. O projeto buscou adequar a nova estrutura aos atuais padrões de conforto e modernidade da educação na capital baiana.

A escola agora conta com 3,2 mil m² de área construída e capacidade para receber até 840 alunos do Ensino Fundamental (sendo 420 em cada turno, manhã e tarde). O espaço conta com 14 salas de aula climatizadas e com equipamentos multimídia, salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de multiuso e de leitura, auditório, quadra poliesportiva coberta com vestiários, parque infantil, espaço de recreio e elevadores.

Bruno Reis destacou que essa é a segunda nova escola que a sua gestão inaugura em Valéria, sendo a outra a Afonso Temporal, localizada na Rua José Guimarães. “As pessoas às vezes nos perguntam como é que a Prefeitura pode ajudar na segurança do bairro, e aqui está um grande exemplo de como podemos mudar o presente e, sobretudo, o futuro dessa garotada. As crianças agora vão estudar agora numa escola de alto padrão, com salas de aula climatizadas, com kits multimídias, com salas para alunos com necessidades especiais. Estamos fazendo a verdadeira revolução da educação de Salvador”, disse.

O prefeito ainda lembrou que essa é a 15ª nova escola entregue na capital baiana sobre a sua gestão, entre as que foram construídas ou reconstruídas em alto padrão, com todas as salas climatizadas e acessibilidade. Nesse mesmo período, desde janeiro de 2021, 131 unidades municipais também foram reformadas.

Investimento – Titular da Smed, Thiago Dantas afirmou que a meta é chegar a 50 novas escolas até o final de 2024. “A gente pode dizer, sem medo de errar, que a Prefeitura nunca teve uma política de investimento em infraestrutura escolar tão grande como esta que está em curso. Temos atualmente mais 20 escolas que já estão em construção, totalizando 35. Além disso, temos mais 15 unidades de ensino cujos contratos serão assinados ao longo dos próximos 40 dias”, disse.

“Essas novas escolas estão sendo entregues com a sua capacidade de oferta de vagas sendo ampliada. Essa aqui, por exemplo, está dobrando a sua capacidade de atendimento. Então, com as 50 novas escolas, estamos falando em beneficiar aproximadamente 30% de toda a nossa rede municipal, colocando equipamento de ponta à disposição dos docentes, com salas climatizadas, equipamentos multimídia, videomonitoramento de segurança, enfim, todos os recursos de infraestrutura necessários para que a atividade pedagógica tenha mais sucesso”, completou Thiago Dantas.

O edifício também recebeu placas fotovoltaicas para a geração e utilização de energia solar e estrutura para a reutilização de água pluvial, tornando a escola mais sustentável. “O que há de mais moderno no padrão construtivo do mundo foi usado nessa unidade. As pessoas precisam conhecer a qualidade das escolas da nossa cidade. Era uma unidade que podia atender 170 alunos por turno, que nós demolimos e fizemos uma nova, dobrando a sua capacidade”, completou Bruno Reis.

Alunos – A dona de casa Aiala de Santana Menezes, de 34 anos, estava acompanhando a filha, Lavínia Vitória, de oito anos, na inauguração da nova escola. “A estrutura de antes estava bastante estragada. Quando chovia, molhava muito o pátio, e as salas de aula não eram tão boas quanto estão agora. Acho que a gente precisava realmente de uma escola maior para atender à demanda de alunos da comunidade, que é bastante grande, tem muita criança aqui”, disse a moradora de Valéria.

“Agora eu estou vendo que a escola está enorme, com muitas salas, todas climatizadas, o que é um ganho muito bom. Acho que vai comportar muitas crianças aqui, então vai ser bom para os nossos filhos estudarem com mais espaço. Os professores daqui já eram excelentes, eu gosto muito de todos os profissionais, então a gente precisava mesmo dessa estrutura melhor”, completou Aiala.

Além da construção de novas escolas de alto padrão, a gestão municipal deu início a uma inédita estratégia para acelerar e recompor o aprendizado dos estudantes após o período de pandemia da Covid-19. Em setembro do ano passado, foi lançado o programa Educação Digital, que já entregou 109 mil tablets com chip (um para cada estudante do 1º ao 9º ano da rede municipal) e 8 mil chromebooks para os professores.