Prefeitura de Vitória da Conquista implantará núcleo de atendimento psicológico para crianças e adolescentes vítimas de violência

0
31
Foto: Teresa Howes/Pexels

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, colocará em funcionamento o Núcleo de Atendimento Psicológico para  crianças e adolescentes vítimas de violência. O novo serviço foi sugerido durante a criação dos fluxos e dos protocolos de atendimento integrado de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, como parte da implementação da Lei 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida) e da implantação do Complexo de Escuta Protegida.

O novo serviço é uma das prioridades da área social na gestão da prefeita Sheila Lemos e as duas secretarias estão se organizando para colocar em prática. “Será uma importante retaguarda no atendimento a crianças e adolescentes inseridos em contextos de violência. Mais uma inovação que coloca Vitória da Conquista em destaque nacional” explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

Já a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, destacou a importância do papel da pasta no combate a violência infantil adolescente e se colocou à disposição. “Nós estamos passando por um momento difícil, e apesar de nosso foco estar no enfrentamento à pandemia, entendemos a necessidade urgente de acabar com este tipo de violência em nossa cidade. A Rede Municipal de Saúde e a Rede de Proteção estão conectadas neste propósito”, declarou Ramona

A reunião para alinhar os últimos detalhes do novo serviço, que funcionará no Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca), aconteceu na segunda-feira (14) e contou, além das participações dos secretários de Desenvolvimento Social e de Saúde, do assessor da ChildHood Brasil, Benedito Silva, e de técnicos das duas áreas.