Prefeitura oferece oficinas profissionalizantes gratuitas durante Novembro Afro

0
4

Na esteira das celebrações do Novembro Afro, mês dedicado à celebração da consciência negra, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), promove uma série de oficinas gratuitas voltadas para a estética afro-brasileira. Além disso, estão mantidas as capacitações tradicionais em doces e salgados para festas – todas as atividades fazem parte do programa Treinar para Empregar. São 20 vagas para cada oficina.

As inscrições podem ser realizadas através do Salvador Digital (https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/) e é necessário que os inscritos confirmem a participação. A iniciativa visa promover o desenvolvimento de empreendedores locais em Salvador, especialmente durante períodos festivos específicos do ano, quando a demanda por produtos típicos aumenta significativamente, a exemplo das festas de final de ano, do São João e da Semana Santa.

Novembro Afro – As capacitações de Maquiagem em Pele Negra ocorrem auditório do Simm, no Comércio, na tarde do próximo dia 18, com inscrições por meio do link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/servico/semdec-treinar-para-empregar-curso-oficina-de-make-em-pele-negra20; e novamente no Simm, no dia 19, por meio do link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/servico/semdec-treinar-para-empregar-curso-oficina-de-make-em-pele-negra159.

Já a oficina de tranças simples está programada para a tarde do dia 21, no auditório do Simm Comércio, com inscrições através do link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/servico/semdec-treinar-para-empregar-curso-oficina-geleias-e-compotas158.

O curso de confecção de turbantes, com a professora Shirlei Souza, ocorre nesta quarta-feira (13), no Simm Comércio, com inscrições através do link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/servico/semdec-treinar-para-empregar-curso-atualizacao-em-cuidador-de-idoso193.

“É importante não perder a oportunidade de aprender com especialistas, ampliar sua rede de contatos e desenvolver suas habilidades e competências é a chave para o sucesso de empreender. No mês de novembro temos um mês de celebração e reflexão. Pensando nisso, a Semdec oferece ações com temáticas para celebrar a cultura, história e contribuições da comunidade afrodescendente em nossa cidade”, declara a supervisora de Qualificação da Semdec, Sinara Batista.

Estímulo ao empreendedorismo – Além das capacitações ligadas ao Novembro Afro, a Semdec oferece, na grade permanente, oficinas de doces e salgados para festas ao longo do mês. Nesta etapa, os cursos disponibilizados são oficinas de Geleias e Compotas, no dia 14; Bem-casados, dia 18; Cocadas e Bolinho de Estudante, dias 18 e 19; Panetones, nos dias 19 e 22; Pãozinho Delícia, dia 23; Tortas Salgadas, também no dia 23; e Temaki, nos dias 25 e 30 de novembro. Todas as capacitações estão disponíveis no site do Salvador Digital: https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/categoria/treinar-para-empregar.                                                                                                                                                                           

De acordo com Sinara, as oficinas promovidas pelo programa Treinar para Empregar desempenham um importante papel no desenvolvimento dos empreendedores locais em Salvador, especialmente durante os períodos específicos do ano, quando a demanda por produtos festivos aumenta significativamente.

“Essas iniciativas oferecem uma oportunidade valiosa para capacitar os participantes, promovendo não apenas a aquisição de habilidades técnicas, como também o fortalecimento do espírito empreendedor nas comunidades. As oficinas proporcionam um ambiente prático de aprendizado, onde os empreendedores podem experimentar diferentes receitas, técnicas de produção e decoração do produto trabalhado. Isso não apenas enriquece seu repertório culinário, como os torna mais competitivos no mercado, permitindo que ofereçam produtos de qualidade superior”, afirma.

Outro aspecto importante destacado pela gestora é o estímulo à economia local. “Ao capacitar empreendedores a produzir, por exemplo, panetones de forma artesanal, as oficinas ajudam a fomentar a cultura local e a valorização de ingredientes regionais. Isso, por sua vez, pode atrair clientes que buscam produtos autênticos e sustentáveis, contribuindo para o fortalecimento da economia criativa de Salvador”, diz.