Prefeitura realiza ação de combate à dengue em áreas com casos notificados da doença

0
30
A campanha Salvador Contra a Dengue, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira (15) mais uma inspeção para controle vetorial com a aplicação de inseticidas por UBV Costal em todos os distritos sanitários de Salvador, visando o bloqueio de transmissão focal em áreas com casos notificados da doença.
O objetivo da ação é identificar possíveis depósitos, eliminando ou tratando os criadouros encontrados e passando orientações aos moradores de como combater os focos de água parada. Segundo Lucrécia Lopes, chefe do setor de controle de vetores e animais peçonhentos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as ações têm caráter preventivo e pretendem reduzir a ocorrência de notificações nas áreas de maior risco.
“Nas últimas semanas, temos observado a redução do número de casos notificados, principalmente em vários distritos do município onde estamos realizando o bloqueio de transmissão. Neste momento de epidemia, é importante que a cada semana o número de casos informados diminua diariamente”, explicou.
Um dos pontos de destaque da ação nesta segunda-feira foi o terreno baldio próximo à primeira passarela da Estrada da Rainha. Alex Santos, membro da equipe do CCZ presente ao local, destacou a importância da intervenção na área, identificando-a como um local de difícil acesso: “Embora tenhamos atuado em toda a região, priorizamos aqui devido à vegetação alta. Contamos com o apoio da comunidade para permitir o acesso aos imóveis e colaborar conosco no combate a essa situação”, disse.
Raimundo Sílvio, morador da região, colaborou com a equipe e elogiou a iniciativa da SMS. “As pessoas costumam chegar aqui e largar tudo de qualquer jeito, mas agora estão cuidando do local, o que é muito bom. Estão colocando placas e orientando os moradores. Eu acredito que, quando limparem essa área, será benéfico para todos”, exaltou.
Para denunciar locais para inspeção ou solicitar ações contra a dengue no município, o canal de atendimento é o Fala Salvador, através do telefone 156.